PARCERIA

COMAER e Neoenergia firmam parceria em Brasília (DF)

A colaboração engloba o Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a Base Aérea de Brasília (BABR) e Organizações Militares adjacentes
Publicada em: 24/03/2022 10:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea

O Comando da Aeronáutica (COMAER) firmou, nesta quarta-feira (23/03), um Termo de Adesão com a empresa Neoenergia. O objetivo da parceria é substituir cerca de 7.700 lâmpadas convencionais por modelos LED, que são 40% mais econômicas. O acordo engloba o Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a Base Aérea de Brasília (BABR) e Organizações Militares adjacentes. As ações preveem uma economia de energia de 230,93MWh/ano para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Compareceram ao evento o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; o Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Alexandre Hoffmann; o Diretor de Relações Institucionais do Grupo Neoenergia, João Paulo Neves; o Presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; dentre outras autoridades civis e militares.

A parceria faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Eficiência Energética (PEE) do COMAER, o qual visa a redução de consumo e de custos com energia elétrica, por meio da melhoria da eficiência dos equipamentos das Organizações Militares e da geração de energia renovável. Os recursos financeiros que serão aplicados no projeto são oriundos do PEE da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), conforme prevê a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000.

Combate ao desperdício

Na cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Damasceno, destacou a importância da colaboração firmada com o Grupo Neoenergia. “A Força Aérea busca intensamente a eficiência energética de seus sistemas elétricos. Parcerias como essa só têm a contribuir para combater o desperdício e gerar benefícios econômicos e ambientais para a sociedade”, ressaltou.

Já o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Mário, destacou que a parceria vai proporcionar redução de custos e foco no desenvolvimento de ações para a atividade-fim da FAB. "O VI COMAR, juntamente com o Grupamento de Apoio do Distrito Federa (GAP-DF), reuniu todas as suas Unidades para poder entrar nesse programa de eficiência energética. Estamos agora construindo uma Usina Fotovoltaica, que nos ajudará a ter boa parte da energia gerada por nós mesmos. E ainda mais agora, com essa eficiência gerada por meio da troca das lâmpadas, a redução dos gastos deverá ser bastante significativa, permitindo que esse dinheiro possa ser usado para a atividade-fim da Força Aérea", disse.

Por sua vez, o Diretor de Relações Institucionais do Grupo Neoenergia, João Paulo, explicou que a empresa já colabora com a Instituição Militar em diversas regiões do País. "A FAB é uma parceira da Neoenergia há algum tempo. No Rio Grande do Norte temos a instalação de uma usina solar no hospital; em Pernambuco temos a primeira usina solar em Fernando de Noronha; em São Paulo, por meio de nossa distribuidora; e agora, aqui em Brasília, com a oportunidade de eficientizar mais de sete mil lâmpadas", contou.

O projeto tem previsão de início ainda no mês de março, com a entrega dos equipamentos pela Neoenergia nas unidades atendidas e a instalação realizada pelos militares do GAP-DF.

Fotos: Sargento Müller / CECOMSAER