ANIVERSÁRIO

Força Aérea Chilena comemora 92 anos e Comandante da FAB recebe homenagem

Em cerimônia de aniversário da Força Aérea Chilena, o Comandante da Força Aérea Brasileira recebeu a condecoração “Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile” no Grau Grande Cruz ao Mérito Aeronáutico
Publicada em: 21/03/2022 22:09
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

Em cerimônia de comemoração ao 92º aniversário da Força Aérea do Chile, realizada nesta segunda-feira (21), na Embaixada do Chile, em Brasília (DF), o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi agraciado com a Condecoração “Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile” no Grau Grande Cruz ao Mérito Aeronáutico. A honraria foi entregue pelo Embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía, acompanhado do Adido Aeronáutico do Chile no Brasil, Coronel Aviador Percy Gómez Solís.

Também participaram da solenidade o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; dentre outros Oficiais-Generais da FAB e das Forças Armadas Chilenas, além de Embaixadores e Adidos Aeronáuticos.

Em seu discurso, o Comandante da FAB enalteceu o mútuo respeito e o fraterno relacionamento que unem Brasil e Chile. “Ao longo dos anos, nossas Forças Aéreas têm mantido um estreito e profícuo relacionamento, principalmente nos campos de ensino e de emprego operacional, pilares fundamentais para a manutenção da soberania das nações”, ressaltou o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou, ainda, fatos históricos que ratificam a relação de amizade entre as duas Forças Aéreas e, em tempos atuais, sublinhou as experiências em treinamentos multinacionais que proporcionam o aprendizado mútuo e favorecem a aplicação de emprego combinado, como no Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), realizado no Brasil; e o Exercício Operacional Salitre, que ocorre no Chile.

O Embaixador do Chile comentou sobre a homenagem. “É com muito orgulho que entregamos essa importante Condecoração ao Comandante da Força Aérea Brasileira. Temos que comemorar esses 92 anos e toda essa cooperação entre o Chile e o Brasil, como os exercícios operacionais, a participação brasileira na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), dentre outras”, disse Fernando Schmidt Ariztía

Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile

A Cruz ao Mérito Aeronáutico do Chile é uma honraria criada em 1984 e que se estabeleceu como um meio material para destacar os méritos das pessoas que prestaram relevantes serviços à Força Aérea Chilena ou ao Chile. 

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER