EXPOSIÇÃO

Exposição Voo para o Futuro chega ao Rio de Janeiro

A mostra acontece na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conta com uma réplica em tamanho real do Caça F-39 Gripen.
Publicada em: 18/03/2022 21:14
Imprimir
Fonte: DECEA, por Gisele Bastos

A réplica em tamanho real da aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, para a exposição "Voo para o Futuro". O visitante poderá entrar no cockpit e ter a mesma experiência de um piloto a bordo de uma aeronave de defesa, além de conhecer todas as ferramentas necessárias para as missões. O F-39 Gripen é um caça supersônico preparado para enfrentar ameaças no ar, na terra e no mar. Sua cabine possui um display com resolução HDTV, sensível ao toque, com todas as informações do voo.

Toda esta tecnologia de última geração pode ser vista, acessada e fotografada pelos visitantes. Na mostra, a FGV celebra também o Bicentenário da Independência do Brasil (1822 – 2022), um resgate de parte importante da história da nação. Os participantes inscritos ficaram encantados com a visita ao F-39 Gripen, na Esplanada do Centro Cultural da FGV, zona sul carioca. A advogada Bárbara Rezende fez sua inscrição no endereço eletrônico depois de ver o convite para a exposição no Instagram da FGV. Ela foi acompanhada dos filhos, Ana Beatriz (9) e Arthur (2), e do sobrinho Lucas, de 5 anos. 

Bárbara reconheceu que a FAB é muito respeitada por ser uma Organização Militar onde existem hierarquia e princípios. “É importante eles vivenciarem e conhecerem melhor a FAB, terem uma mostra do que é a vida militar”, disse a advogada.

Para o estudante da FGV, graduando em Matemática Aplicada e no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Igor Cortes Junqueira, de 21 anos, foi incrível conhecer o modelo real do F-39 Gripen. “A aeronave é realmente muito versátil e possui uma tecnologia de ponta, isso é incrível”, ressaltou.

Não há como ficar impassível diante da experiência de entrar na cabine de um piloto de caça da Força Aérea. O professor universitário Cheong Fai Tong, de 64 anos, que migrou de Hong Kong para o Brasil ainda criança, teve uma percepção singular ao entrar no cockpit. “É uma sensação excepcional e uma grande aquisição para nós brasileiros,” descreveu.

Assim como o professor Tong, a jovem Ana Beatriz Rezende nunca tinha entrado em uma cabine de pilotagem. “Achei mais legal entrar na cabine e ver como o painel é por dentro, senti que estava voando. O piloto (1° Tenente Aviador Bruno Alves Milesi, do 3°/8° Grupo de Aviação) me explicou para que servem alguns comandos, um era de velocidade e o outro para direcionar aonde o avião estava indo”, disse.

A exposição "Voo para o Futuro", inaugurada em 16/03, é uma parceria entre a FAB e a FGV, e está aberta ao público até o dia 6 de abril.

Informações

Exposição da réplica do caça F-39 Gripen - FAB

Local:  Esplanada do Centro Cultural da FGV (Praia de Botafogo, 186) 

Período: 16 de março a 6 de abril

Visitação aberta ao público com agendamento prévio: https://evento.fgv.br/gripenfab/

Horário: 10h às 20h (segunda à sexta) e 8h às 18h (sábados e domingos) 

Faixa etária: a partir de 5 anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável)

A entrada é gratuita.

Confira aqui o vídeo com mais informações.

Fotos e vídeo: Marcelo Alves