SOLIDARIEDADE

GUARNAE-BE realiza Campanha de Doação de Sangue

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) recebeu a unidade móvel da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA) para a realização da ação voluntária
Publicada em: 20/01/2022 17:25
| Atualizada em: 20/01/2022 18:44
Imprimir
Fonte: HABE, por Tenente Suzan
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA) realizaram, em Belém (PA), entre os dias 10 e 14/01, a primeira campanha de doação de sangue do ano de 2022. A captação ocorreu no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), que recebeu a unidade móvel do HEMOPA, e teve como público alvo jovens, voluntários, que estão ingressando na Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a campanha, foram realizadas 379 doações de sangue e mais 65 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Para a Assistente Social Priscila Nobre, da Gerência de Captação de Doadores (GECAD) do HEMOPA, é uma satisfação a parceria com a Força Aérea. "Neste momento, em que ainda enfrentamos uma pandemia, a necessidade de reposição de bolsas de sangue é muito alta. Além disso, nos sentimos gratos por poder contribuir com a formação de militares na forma de conscientizá-los da importância de um ato como esse”, comentou.

A responsável pela campanha no HABE, Tenente Enfermeira Erika Oriana Costa Gonçalves das Neves, reforçou a importância da parceria, uma vez que a demanda nos hospitais é constante. “Com as festas de fim de ano, o HEMOPA ficou com seus estoques bem reduzidos. Então, esta Campanha nos ajudará muito a           suprir essa necessidade”, destacou.

O Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijo, também falou da ação voluntária. “Mais uma vez, a Força Aérea reforça o seu compromisso com a sociedade, mobilizando seu efetivo a participar de forma maciça para auxiliar na manutenção das bolsas de sangue do HEMOPA, um ato que salva vidas”, comentou.

Durante o ano de 2021, o Comando Aéreo Norte (I COMAR) teve um papel relevante nas campanhas externas de doação. Foram contabilizadas o total de 778 bolsas de sangue coletadas, entre os meses de janeiro, maio, junho, julho e setembro, reforçando o comprometimento dessas doações em zelar pela sociedade, atuando em defesa da vida. Foram centenas de vidas salvas, resultado do empenho dos militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém.

Fotos: Cabo Patrício / HABE