ESTÁGIO

AFA recebe estagiários para início do Estágio de Adaptação Militar 2022

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu, na quinta-feira (13/01), os aprovados no Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais
Publicada em: 18/01/2022 11:48
Imprimir
Fonte: AFA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga, em São Paulo, recebeu, na quinta-feira (13/01), os aprovados no Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais. No total, 78 estagiários – vindos de diversas regiões do País – serão incorporados ao Estágio de Adaptação Militar (EAM), sendo 18 Aviadores, 36 Intendentes e 24 de Infantaria, que, após o estágio, passarão a fazer parte do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.

O Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Coronel Aviador Celso Eurico Fleck, recepcionou os aprovados, bem como seus familiares, e apresentou os ideais da Academia na formação dos novos líderes da FAB em prol da Nação. O Coronel ainda elucidou as dúvidas inerentes à formação e reforçou a importância do estágio inicial. “Em cada profissão existem modus operandis específicos e, na vida militar, não seria diferente. Assim, como os filhos dos senhores, eu também ingressei direto na Academia e passei pelo EAM, que é uma adaptação inicial, na qual começaremos a fomentar na mente deles valores e características que são inerentes à nossa profissão. Desse modo, eles estarão habilitados a compreender as especificidades do treinamento a que os estagiários provenientes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), já estão acostumados, fazendo assim o nivelamento do treinamento militar”, pontuou o Coronel Fleck.

A Capitão Intendente Graciella Seibert Lyrio será a Comandante do 1º Esquadrão e atuará diretamente na formação dos estagiários. “Gostaria de destacar que todo o trabalho desempenhado na Academia é muito bem planejado. Toda a estrutura funciona em prol da formação dos seus filhos, para a geração de novos jovens, mais maduros e conscientes de sua participação na sociedade”, salientou.

Na solenidade, estavam presentes familiares dos estagiários, dentre eles o Coronel Aviador Soracli de Oliveira Silva – pai do Estagiário Gabriel Daher Silva – que ressaltou a importância da data como um símbolo de realização de um sonho que foi conquistado com muita dedicação. “Eu compartilho do mesmo sentimento de meu filho. Estamos buscando há muito tempo essa conquista, tenho certeza de que serão quatro anos de muita luta, mas de grande vitória na carreira. É um grande orgulho para a família", ressaltou.

O senhor Juvenal Verbeno e a senhora Alena Skibina Verbeno, de Vila Velha (ES), se emocionaram junto à filha, Raquel Skibina Verbeno, ao vê-la ingressar na Força Aérea. “O Brasil precisa de jovens assim, que se dedicam. Eu creio que hoje estou deixando minha filha em uma das instituições mais elevadas do País e esse momento é um sonho que está se realizando”, disse o senhor Juvenal. Já a senhora Alena complementou que apesar da saudade, tem muito orgulho da filha. "Confio que estou entregando-a em boas mãos”, declarou.

O EAM tem duração de 40 dias, sendo que, na próxima quarta-feira (19/01), os estagiários oriundos da EPCAR se juntarão ao grupo que se apresentou nessa quinta-feira, finalizando a composição da Turma 2022.

Cuidados com a COVID-19

Devido aos casos de COVID-19 no País, além dos protocolos de segurança já existentes, como o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel, foram adicionadas novas regras sanitárias para prevenção da disseminação do vírus. Segundo a Primeiro-Tenente Adaiana Ferreira Orlando, do Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS), os alunos passaram por uma triagem que verificou desde os sinais vitais, com a aferição de temperatura, até uma avaliação epidemiológica, por meio de um questionário sintomático. 

Fotos: Sargento Gaedke / AFA