INSTITUCIONAL

Militares da FAB participam do 59º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico

O evento aconteceu em Las Palmas, na Espanha. Com o terceiro lugar por equipes masculino e feminino, o Brasil se consolida entre as grandes potências da modalidade
Publicada em: 28/12/2021 11:57
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A 59ª Edição do Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico aconteceu de 12 a 18/12, em Las Palmas, na Espanha. O evento do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) marcou o retorno da competição, que não era realizada desde os Jogos Mundiais Militares, da China, em 2019. Nesta edição, participaram dez países, com um total de 63 militares, sendo o Brasil o único País fora do continente Europeu.

Representaram o Brasil os seguintes militares na equipe masculina: Major Aviador André Rossi Kuroswiski, do efetivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Major Aviador Joel Eloi Belo Júnior e Tenente Aviador Gabriel Tavares Todesco, do efetivo da Academia da Força Aérea (AFA); e o Tenente Aviador Ariel José Pimentel Kaczmark, do efetivo do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV).

Já a equipe feminina foi composta pela Capitão Intendente Mayara Soares da Silva, do efetivo da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD); Tenente Andressa Midori Nishigwa Silva Lopes, do efetivo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II); e pela Sargento Ellen Caroline de Souza, do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV).

O Major Kuroswiski, atleta mais experiente e o mais bem colocado do Brasil na 59ª Edição do Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico, comentou sobre o evento. “Este evento marcou a retomada do pentatlo aeronáutico em nível internacional e pouco sabíamos sobre a preparação dos demais países, o que deixou o desafio ainda maior. As equipes do Brasil, tanto masculina, quanto feminina, se superaram em diversos momentos da competição, mostrando que continuamos fortes na modalidade”, disse.

Os maiores destaques da equipe foram o Major Kuroswiski, campeão da prova de destreza e segundo lugar na prova de tiro esportivo; a Capitão Mayara, segundo lugar na prova de destreza; a Sargento Ellen, terceiro lugar na prova de destreza e segundo lugar na prova de pista de obstáculos; e o Tenente Kaczmark, terceiro lugar na pista de obstáculos. Com o terceiro lugar por equipes masculino e feminino, o Brasil consolidou-se entre as grandes potências da modalidade.

O chefe da equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico, Major de Infantaria Marcus Vinícius Fontes, enalteceu a participação. “Foi desafiador, tendo em vista que a equipe retornou aos treinamentos após um ano e meio sem qualquer tipo de atividade física. Enfrentamos equipes muito fortes, como a Ucrânia, a Rússia e a própria anfitriã”, comemorou.   

Fotos: Major Fontes / CDA