PRÊMIO

Aluno da EPCAR é destaque nacional na Olimpíada de Ciências

Olimpíada foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e teve mais de 2.300.000 participantes
Publicada em: 20/12/2021 19:38
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Entre os dias 3 e 10 de dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Centenas de pessoas visitaram o evento, que ocorreu em Brasília (DF), e conheceram as mais modernas produções científicas brasileiras, que estavam dispostas em mais de 100 estandes. Na ocasião, foram premiados os alunos melhores colocados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contou com mais de 2.300.000 participantes.

O aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Hermínio Joaquim da Silva Júnior, do 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), integrante do Esquadrão Anhur, recebeu a medalha de ouro, por ter se classificado entre os cinco melhores de todo o Brasil, em sua categoria, e entre os 25 melhores de toda a Olimpíada. 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve presente no evento e foi responsável por entregar a premiação aos vencedores. Ele lembrou sua trajetória na carreira espacial e disse que a premiação vai ajudar crianças e jovens a terem boas carreiras no futuro. “Quero deixar um abraço a todos da Escola Preparatória. Saibam que sonhei muito em ingressar na EPCAR. Continuem assim, estudem! Como minha mãe falava: estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que terão muito sucesso. Eu quero ver cada um de vocês, seja no ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], seja na AFA [Academia da Força Aérea], ou em qualquer uma das opções que a FAB [Força Aérea Brasileira] oferece para vocês”, disse. 

O aluno Hermínio esteva acompanhado do Comandante do Esquadrão Anhur, Major Aviador José Adriano Hespanhol, e pelo professor da disciplina de Física, Antônio Ribeiro de Rezende Neto. O docente destacou que o esforço e a dedicação do aluno foram recompensados com a obtenção da premiação e que, como professor, esse é um dos momentos que ratifica a certeza do trabalho bem desempenhado. “Hoje foi o dia de ver o meu aluno colher os frutos de uma longa jornada. Após duas fases de uma Olimpíada, em que participaram mais de dois milhões de alunos. O Hermínio recebeu a sua merecida medalha de ouro, como um dos destaques nacionais. Para mim, participar de tudo isso é uma alegria incomensurável”, concluiu. 

O aluno Hermínio demonstrou todo o seu contentamento com o resultado obtido, agradecendo o apoio recebido pela FAB e pela EPCAR, em especial, aos companheiros de turma e o corpo docente da Escola. “Sou agradecido a todos que me proporcionaram as oportunidades para que eu pudesse participar dessa Olimpíada e representar a FAB no evento. Vejo essa olimpíada como uma oportunidade de ultrapassar meus limites e buscar algo a mais”, destacou.

ONC 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Fotos: Major Hespanhol / EPCAR

Assunto(s): , ,