DRONES

Interface ASA focada em planejamento de voos UAS é lançada

O Airspace System Analysis (ASA) é desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA
Publicada em: 20/12/2021 18:36
Imprimir
Fonte: ASCOM DECEA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Desde o dia 02 de dezembro, os pilotos de drone contam com a interface do Airspace System Analysis (ASA), configurada para atender às necessidades das operações do Portal Sistema de Aeronave Não Tripulada (Unmanned Aircraft Systems - UAS). Esse lançamento marca a segunda fase de implementação da ferramenta, que teve como foco atender as demandas de análise ATM (sigla da expressão inglesa Air Traffic Management, que significa Gerenciamento de Tráfego Aéreo) relacionadas ao UAS.

Em setembro, o motor de análises do ASA foi integrado ao Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), o sistema do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para solicitações de acesso ao espaço aéreo por drone, o que marcou a primeira etapa da integração. A interface para o público externo, como foco em solicitação de voos, é a segunda etapa da integração entre ASA e SARPAS.

As principais novidades da nova interface se encontram na área “ASA Maker”, uma área de trabalho focada na interação do usuário com o mapa. As ferramentas disponibilizadas permitem a criação de desenhos complexos sobre o mapa, que por sua vez poderá ter camadas exibidas para melhorar a capacidade de planejamento.

Após a área delimitada, com dimensões e altura, é possível verificar o impacto com aeródromos e helipontos ao apertar um botão. Dessa maneira, o usuário consegue saber se a área pretendida para a operação com o drone precisará passar por análise. O objetivo dessa funcionalidade é diminuir ainda mais as solicitações que necessitam de análise manual.

Outro destaque é a ferramenta de busca, que permite identificar termos de interesse como código ICAO de Aeródromos, CEP de endereços ou até mesmo locais de interesse.

O ASA

O Airspace System Analysis (ASA) é desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do  DECEA. Mais informações sobre a utilização deste produto estão disponíveis na Central de Ajuda do DECEA e no vídeo a seguir: https://youtu.be/P5zhRms5fvc 

Texto: João Ximenes e Glória Galembeck (ATD / SDOP)

Vídeo e imagens: Cleydson Cavalcanti (ATD / SDOP) 

Edição: Telma Penteado (ASCOM DECEA)

Assunto(s): , ,