DESPORTOS

FAB conquista medalhas no Campeonato de Salvamento Aquático das Forças Armadas

A FAB atingiu o somatório de 423 pontos na classificação geral por equipes e conquistou 14 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e três de bronze 
Publicada em: 15/12/2021 15:03
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O primeiro Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático das Forças Armadas aconteceu, de 5 a 10 de dezembro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O campeonato contou com a participação de aproximadamente 90 militares representantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Corpo de Bombeiros da Bahia, da Paraíba, do Maranhão, do Goiás, do Espírito Santo, além do Rio de Janeiro. 

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, acompanhado pelo Diretor do Departamento do Desporto Militar (DDM), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

Ao todo, foram 11 provas, sendo: 200m superlifesaver, 200m obstáculos, 50m reboque, 100m reboque com nadadeira e tubo de resgate, 100m resgate medley, 100 reboque, além de revezamentos mistos de 4x50m obstáculos, lançamento de cabo, 4x25 reboque, 4x50m medley e 4x50m lifesaver.

A equipe da FAB foi composta pelas Tenentes Daniele Cristina Jacovetti e Mariana Ayumi Fujisaki; pelos Sargentos Thamy Caretta Ventorin, Priscila Cristina Cavalcanti de Souza, Isabel Soares Fagundes e Guilherme Rosolen; pelo Cabo Ricardo Ferreira Araújo; e pelos Soldados Lucas Miguel Alves e Lucyan Tamor de Souza Santos. Eles conquistaram o total de 14 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e três de bronze. A FAB atingiu o somatório de 423 pontos na classificação geral por equipes, ficando em segundo lugar na competição. Os Sargentos Thamy e Rosolen ficaram em segundo lugar no individual geral feminino e masculino, respectivamente. A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro conquistaram o primeiro e terceiro lugares, respectivamente.

A cerimônia de encerramento foi liderada pelo Presidente da Comissão de Desportos da Marinha e Comandante do CEFAN, Contra-Almirante Elson Luiz de Oliveira Góis, que parabenizou a todos os militares pela participação, eficiência e superação no decorrer da competição.

O Coronel Intendente Carlos Fernando de Souza Panissa, do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), entregou o troféu de vice-campeão à equipe da FAB. "Parabenizo toda a equipe pelo desempenho durante o campeonato”, disse.

A Chefe de Equipe da FAB, Tenente Daniele Cristina Jacovetti, falou sobre o desafio da conquista. "A equipe foi composta por quatro militares do quadro do Programa de Atletas de Alto Rendimento, três militares do efetivo da CDA e um militar do efetivo do Esquadrão de Saúde de Pirassununga. Tivemos poucos dias de treinamentos, mas focamos nas técnicas de manuseio dos equipamentos utilizados para a competição”, explicou.

Fotos: Sargento Brandão / CDA