CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FAB participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento conta com exposição de temas sobre tecnologia e seu impacto
Publicada em: 09/12/2021 11:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A ciência e tecnologia, seus avanços e contribuições para o futuro, por meio de atividades lúdicas e inovadoras. Esse é o intuito da 18ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece até a próxima sexta-feira (10), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e conta com a exposição da Força Aérea Brasileira (FAB) e de outras 40 instituições. O evento é gratuito e, durante a semana, o Pavilhão abre das 8h30 às 19 horas.

Com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, o evento conta com atrações e estandes, distribuídos pelo Pavilhão, apresentando as principais tecnologias desenvolvidas pelo MCTI, unidades vinculadas, órgãos do Governo Federal e parceiros do evento. Além disso, durante a semana haverá a premiação dos alunos medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento.

No estande da FAB, é possível conhecer alguns dos experimentos do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), ambos vinculados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Os visitantes podem experimentar o "Giroscópio Humano". O equipamento consiste de um conjunto de três rodas que giram em qualquer direção e simula a sensação de manobras em aeronaves. O estudante Marcos Henrique da Mata falou da experiência. “Foi a primeira coisa que vi quando cheguei à Feira e foi a melhor sensação, pura adrenalina”, contou.

 

Princípio do Torque

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo”, disse o Arquimedes de Siracusa, matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. A experiência do cientista também pode ser vivenciada no estande da FAB. Uma alavanca de comprimento variável com uma cadeira presa à base proporciona o desafio de tentar levantar o peso que está acima dela. “Eu e um amigo testamos. Eu fiquei na alavanca e meu amigo sentado na cadeira. Sem esticar a alavanca, é quase impossível mover a cadeira”, disse o estudante Gustavo Leandro Pires. Além de conhecer mais sobre o Princípio do Torque, os visitantes podem sentar na “Cadeira de Pregos” e também testar a “Mala Maluca”.

A Professora Keilla Shelmes Soares da Silva levou os alunos da Escola Classe Almécegas, de Brazlândia (DF), à Feira e falou da experiência. “Nossos alunos são da Zona Rural de Brazlândia, e participar da 18° Semana Nacional de Ciências e Tecnologia trouxe para eles experiências e descobertas as quais pareciam distantes de suas realidades. A oportunidade de visitar o estante da FAB despertou neles o desejo de serem cientistas, militares, biólogos... Foi uma oportunidade riquíssima para nossos estudantes”, declarou.

Um dos alunos que acompanhou a Professora Keilla foi o estudante Júlio César Teixeira Renildo. "A minha experiência na Feira foi muito boa. Eu vi várias tecnologias, mas a melhor, para mim, foi o Giroscópio", falou.

Incentivo às alunas

O Projeto Mulheres em STEM2D (Science, Technology, Engineering and Mathematics, Manufacturing and Design) também está no estande da FAB. Trata-se de uma iniciativa conjunta de alunas e professoras do ITA, que tem por objetivo incentivar jovens meninas a seguirem a carreira em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design.

A Professora da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, Leila Ribeiro dos Santos, falou do projeto que busca estimular as meninas para as áreas de exatas. “Nós produzimos kits a baixo custo e levamos este trabalho às escolas para que as meninas desenvolvam os seus interesses em áreas como robótica, eletricidade, dentre, e assim aumentar a equidade de gênero na área", esclareceu.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER