OPERAçãO áGUIA

CLA realiza lançamento de foguete de treinamento

O lançamento faz parte da Operação Águia I, mais uma operação de lançamento realizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara
Publicada em: 23/11/2021 19:38
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA), realizou, no último sábado (20), o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade faz parte da Operação Águia I e todo o exercício ocorreu somente com equipes e meios do próprio CLA, objetivando o treinamento e a preparação dos equipamentos e do pessoal que atua nos lançamentos.

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, destacou a importância do lançamento. "Além de realizar testes operacionais e treinamentos das equipes envolvidas, já preparamos o CLA para a Operação Cruzeiro, na qual é previsto o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30, em dezembro do ano corrente", explicou.

Outras operações no CLA

Em 2019, foi realizado, no CLA, no período de 20 a 24 de maio, o lançamento de dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI). Os lançamentos ocorreram nos dias 23 e 24 em Alcântara (MA). 

O exercício teve por objetivo proporcionar treinamento operacional às equipes do CLA de forma isolada. Na ocasião, os lançamentos foram executados sem carga útil científica para a realização dos testes de aceitação do novo sistema de terminação de voo e para obter dados de análise de voo balístico, cujo acionamento ocorreu em 2 minutos e 12 segundos após o lançamento.

Fotos: Soldados Geidson e Alberto / CLA