CERIMÔNIA MILITAR

CENCIAR completa 9 anos de criação

Na ocasião militares foram agraciados com a Medalha Militar
Publicada em: 08/11/2021 15:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), situado em Brasília (DF), celebrou o seu 9° aniversário de criação em uma cerimônia militar. O evento aconteceu no Espaço Força Aérea (EFA), em Brasília (DF), nessa sexta-feira (05). A cerimônia foi presidida pelo Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, além de Oficiais-Generais da Aeronáutica e Oficiais da Marinha do Brasil e da FAB.

Em seu discurso, o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Falconiere, iniciou suas palavras falando sobre festejar o presente, recordar o passado e almejar o futuro. “O conceito de integridade, no âmbito do Comando da Aeronáutica, abrange muito mais do que fazer a coisa certa. Significa o alinhamento total do efetivo e a visão institucional, sob as diretrizes do nosso Comandante. Dessa forma, primar pela integridade representa cumprir a missão a nós atribuída, em especial quanto ao que a sociedade espera das Forças Armadas”, pontuou. Ainda em suas palavras, o Oficial-General concluiu. “Nesse contexto, ao completar nove anos de existência, o CENCIAR tem buscado fortalecer as atividades de controle interno, as quais constituem procedimentos indispensáveis para a transparência do gasto público, contribuindo para o alcance de uma boa governança pública e para a promoção da ética”. 

Na ocasião, foram agraciados o Coronel Intendente Marcelo Andrade Martinelli e a Major Intendente Tathiana Hungria Navarro com a Medalha Militar de Prata, e a Sargento Rachel da Gama Laurentino com a Medalha Militar de Bronze. As Medalhas Militares de Prata e Bronze representam os bons serviços prestados à Força Aérea por mais de 20 anos e 10 anos, respectivamente.

O Major-Brigadeiro Falconiere falou aos agraciados. “Parabenizo os militares pelas honrosas medalhas de tempo de serviço, desejando que no avançar de suas carreiras, a dedicação e a qualidade de seus trabalhos continuem dignos de destaque entre seus pares e resultem no recebimento de mais condecorações e reconhecimentos, fruto do elevado conhecimento, habilidade e atitude profissional nas missões diárias atribuídas pela Força Aérea”, elogiou.

CENCIAR

Ao Centro de Controle Interno compete apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de controle interno e de auditoria interna no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), sujeitando-se à supervisão técnica e à orientação normativa do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF), sem prejuízo da subordinação administrativa do COMAER.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER