PROFESP

Universidade da Força Aérea (UNIFA) retoma atividades do PROFESP

Os adolescentes foram recebidos pela equipe do Programa Forças no Esporte dos Afonsos e atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 29/10/2021 14:00
Imprimir
Fonte: UNIFA e PROFESP, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), retomou, no dia 21 de outubro, as atividades presenciais do Programa Forças no Esporte (PROFESP), destinado a atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os adolescentes foram recebidos com um lanche de boas-vindas e recepcionados pela equipe do Programa Forças no Esporte dos Afonsos (PROFESP-AF) e por atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB). Os jovens interagiram, praticaram alguns exercícios, tiraram dúvidas e assistiram às demonstrações das habilidades esportivas dos atletas.

O campeão olímpico da ginástica artística, Sargento Arthur Nabarrete Zanetti, comentou sobre a atividade feita com as crianças do PROFESP. "Foi muito boa. É uma iniciativa muito legal da Aeronáutica de proporcionar para essas crianças tanto o estudo como o esporte. A gente sabe que é preciso alinhar tudo isso para se tornar um bom cidadão, uma pessoa que respeita o próximo. Eles são a próxima geração que vão fazer nosso País melhorar. Ao ter educação e esporte, essas crianças estão completas. Eles tiraram dúvidas e vibraram com nossa presença. Foi incrível essa experiência!”, afirma.

A Coordenadora Esportiva do PROFESP-AF e Chefe das equipes de Basquete Masculino e Ginástica Artística da FAB, Tenente Educação Física Débora Leonel Peluso, ressaltou a importância do encontro e elogiou a implementação do Programa no âmbito das Forças Armadas. “Vivenciar este momento e ver a alegria estampada tanto nos estudantes quanto nos atletas, foi muito gratificante. Pude perceber que a interação foi muito positiva para os dois públicos. Os adolescentes ficaram encantados e sentiram-se estimulados com a presença de esportistas de alto gabarito, com grandes conquistas e participações em eventos internacionais. Os sargentos atletas, do Quadro de Técnicos em Esporte, por sua vez, emocionaram-se ao verem que são exemplo para as futuras gerações no nosso País”, finaliza.

A interação somente foi possível com a colaboração da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), que ajustou a programação da semana de reciclagem militar dos atletas, em andamento na UNIFA, viabilizando esse encontro na programação de retomada das atividades presenciais do PROFESP-AF.

A retomada, delineada em duas fases, ocorreu com base em protocolo emitido pela UNIFA, estabelecendo algumas restrições e cumprindo as medidas sanitárias de prevenção da COVID-19, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Defesa e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Nesse primeiro momento, serão atendidos 40 beneficiários, de 14 a 17 anos, que realizarão atividades duas vezes por semana.

Destaca-se, ainda que, ao longo de 2021, o PROFESP-AF distribuiu, até o momento, com o suporte da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), cerca de 4.700 kits de alimentos.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é, no âmbito do Ministério da Defesa, o desdobramento do Programa Segundo Tempo (PST), do Ministério da Cidadania (MC), desenvolvido com o apoio da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, em parceria com o Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte e Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Ministério da Educação.

Fotos: Suboficial Xavier / CDA