OUTUBRO ROSA

Organizações da FAB orientam público feminino contra o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado em 1990, de conscientização para o controle do câncer de mama
Publicada em: 27/10/2021 17:28
| Atualizada em: 03/11/2021 15:49
Imprimir
Fonte: HFAB, HFASP, BAAN e BABV
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Na Força Aérea Brasileira (FAB), as ações alusivas à Campanha Outubro Rosa foram intensas. Diversas Organizações Militares realizaram atividades voltadas exclusivamente ao público feminino, visto que o objetivo é alertar para os cuidados e prevenções ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado em 1990, de conscientização para o controle do câncer de mama. É celebrado anualmente para o compartilhamento de informações sobre a doença, proporcionando assim maior acesso aos serviços diagnósticos e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Ações no HFAB

No Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB), as pacientes receberam informações gerais sobre a campanha e todo cuidado necessário, por meio de conteúdo informativo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pela Biblioteca Virtual em Saúde.

O câncer de mama é o segundo câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, mas um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Contudo, muitas pessoas evitam o assunto e atrasam o diagnóstico, por medo ou desinformação. A informação ajuda a salvar vidas, e por isso elaboramos as principais perguntas sobre o tema para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

É uma doença que resulta da multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor que pode invadir outros órgãos. Existem vários tipos e subtipos de câncer de mama, porém a maioria deles tem boa resposta ao tratamento, principalmente se detectado e tratado no início.

Palestras e exames no HFASP

Para marcar o mês alusivo à prevenção do câncer de mama, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) foi decorado com o tema, distribuiu fitas e máscaras rosas e elaborou vídeos informativos para a sala de espera, como forma de conscientizar os beneficiários do hospital e engajar o seu efetivo nessa causa.

Na Seção de Imaginologia do HFASP, chefiada pela Capitão Médica Rosilene Russano de Paiva, foi realizado um evento no Centro de Diagnóstico por Imagens, com a presença das funcionárias do serviço de limpeza que, durante o mês, realizaram o exame de mamografia no HFASP. A Encarregada da empresa de limpeza, Maria dos Santos Silva, comentou sobre a iniciativa do HFASP. “Todo ano a equipe da limpeza fica muito feliz em ter a oportunidade de fazer a mamografia, pois sabemos da importância desse exame para a mulher nessa idade”, disse.

A Capitão Médica Aline Bortolotto Di Pace, Chefe da Seção de Ginecologia e Obstetrícia, palestrou sobre as medidas preventivas para o câncer de mama, como alimentação saudável, prática de atividade física e exames de mamografia que devem ser realizados anualmente a partir dos 40 anos.

Além disso, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do HFASP promoveu uma campanha de conscientização e orientação junto aos beneficiários do hospital. Na ocasião, foram realizadas palestras de orientação e houve a distribuição de vasos de arranjos florais, doados pela representante da Fundação Mokiti Okada, Maria Aurora da Silva Barbosa.

A Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do HFASP, Tenente-Coronel Médica Maria Isabela Bloise Alves Caldas Sawada, participou do evento e comentou sobre a importância da conscientização da mulher: “A prevenção é um cuidado que toda a mulher deve ter. Realizar o autoexame e a mamografia periodicamente são fundamentais no diagnóstico precoce do câncer de mama”, garante.

Palestras na BAAN

Foi realizado um chá da tarde para as mulheres militares e civis da Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O evento ocorreu em referência ao Outubro Rosa, e foram apresentadas palestras com os temas "Saúde da Mulher", ministrada pelo Tenente Médico Leandro Henrique Ávila Silveira, e "Alimentação Saudável", pelo nutricionista Wandercox Antônio Pinheiro de Souza. A iniciativa foi da Assessoria de Serviço Social, que ressaltou a importância de conscientizar sobre o câncer de mama e do autoexame para prevenção e diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de cura da doença.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, fez a abertura do evento e destacou que “um momento como este é extremamente valioso, pois as convidadas terão a oportunidade de compartilhar informações relevantes sobre a prevenção e o cuidado relativo à essa doença que atinge muitas mulheres”, finaliza.

Palestra na BABV

Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou no dia 29, a palestra Outubro Rosa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Ana Emanuela de Carvalho Chagas e Letícia Betânia Costa Nascimento, as militares do efetivo feminino da Guarnição de Aeronáutica de Porto Velho (GUARNAE-PV) puderam adquirir novos conhecimentos sobre saúde da mulher e cuidados com a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.

De acordo com a Aspirante Andréia de Assis Estrada, eventos como esse trazem a possibilidade de melhor amparar as mulheres que se encontram em estado de saúde debilitado, e alerta para o correto tratamento de e prevenção de doenças. “A realização de exames periódicos, as consultas médicas regulares e a informação sobre o tema são as ferramentas necessárias para elevar a qualidade de vida das mulheres que compõem o Efetivo Feminino da nossa Organização Militar, tornando assim, cada vez mais preparadas e dispostas para o cumprimento das missões dentro da Força Aérea Brasileira”, relatou.

 

 

Fotos: Major Daniele e Sargento Joyce Galhardo / HFASP; ACS / BAAN