SISTEMA OPERACIONAL

ATAN disponibiliza PagTesouro para pagamento de Tarifas de Navegação Aérea

O sistema foi desenvolvido pela equipe de TI da ATAN, em parceria com o CCA-RJ, sendo o primeiro setor do DECEA a implantar o PagTesouro
Publicada em: 27/10/2021 09:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Gisele Bastos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

No dia 18 de outubro, a Assessoria de Tarifas de Navegação Aérea (ATAN) incluiu mais uma opção de pagamento de tarifas aos seus usuários, o PagTesouro. Esse sistema de processamento de pagamentos digitais é gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Economia, que tem como principal objetivo o gerenciamento das contas públicas de forma eficiente e transparente.

O pagamento digital poderá ser realizado por meio de Cartão de Crédito, Pix ou Boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) Simples, se for o caso, com valores já corrigidos de juros e atualização monetária. Na opção de pagamento via cartão de crédito, a tarifa de serviço cobrada é de responsabilidade exclusiva do prestador (Mercado Pago ou PicPay), não tendo qualquer vínculo com as Tarifas de Navegação Aérea. O valor do serviço será informado separadamente na tela do PagTesouro, para que o usuário decida se prosseguirá ou não com a transação.

O sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da ATAN, em parceria com o Centro de Computação de Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), sendo o primeiro setor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a implantar o PagTesouro. A solução atende ao estabelecido no Plano de Transformação Digital do Comando da Aeronáutica (COMAER), convencionado entre o Ministério da Defesa, as Forças Armadas, a Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segundo o Chefe da ATAN, Coronel Intendente Luiz Henrique Carrilho Chaves, “a utilização do PagTesouro é uma das diversas medidas que vêm sendo adotadas pelo DECEA para tornar mais ágil e eficiente a cobrança e arrecadação das Tarifas de Navegação Aérea, além de proporcionar mais conforto e praticidade aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, disse.

Fotos: Fabio Maciel