PASSAGEM DE CHEFIA

EMAER promove passagem de Chefia e despedida de Oficial-General

Cerimônia marcou a transmissão de cargo de Chefe da Sexta Subchefia, além da despedida do serviço ativo do Major-Brigadeiro Luiz Ricardo
Publicada em: 08/10/2021 13:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, nessa quinta-feira (07), em Brasília (DF), a transmissão de cargo de Chefe da Sexta Subchefia. Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero recebeu o cargo do Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, que se despediu do serviço ativo. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Participaram da solenidade o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, além dos Oficiais-Generais Chefes das demais Subchefias do EMAER; convidados; e representantes do efetivo do Estado-Maior da Aeronáutica.

O Chefe do EMAER destacou sobre a importância das atribuições da Sexta Subchefia e as aptidões do Brigadeiro Rivero, que também exerce o cargo de Chefe da Primeira Subchefia do EMAER. “Ao assumir mais esta função, concomitantemente com as atribuições de ser o Chefe da Primeira Subchefia, contemplará um admirável horizonte desafiador. Entretanto, é notório entre todos nós a sua destacada habilidade com os assuntos operacionais e administrativos de nossa Força. De fato, será mais um episódio de sucesso escrito em seus assentamentos militares”, afirmou.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno também se dirigiu ao Major-Brigadeiro Luiz Ricardo por ocasião de sua despedida do serviço ativo. “A sua indefectível capacidade técnica, aliada à determinação, o levaram a ser um profissional reconhecido e respeitado por todo o Brasil, não somente na Força Aérea, mas em todos os segmentos da aviação. Diante de toda a contribuição para a nossa Instituição em seus 40 anos de serviço ativo, afirmo, sem dúvidas, que estamos diante de um Oficial-General do mais alto quilate. É por isso que a Força Aérea Brasileira lhe deve muitos agradecimentos”, pontuou.

Durante a cerimônia, o Major-Brigadeiro Luiz Ricardo recebeu como homenagem a insígnia de Major-Brigadeiro do Ar. Natural de Irapuru (SP), o Oficial-General ingressou na FAB em 1º de fevereiro de 1981 e foi promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2019.

Ao discursar, o Major-Brigadeiro Luiz Ricardo relembrou fatos de sua carreira e deixou seus agradecimentos. “O sentimento é de dever cumprido, sem dúvida nenhuma, de gratidão, mas sabendo também que fiz o meu melhor e isso que importa. Tenho a certeza que entreguei o meu melhor e a Força Aérea retribuiu a altura e tudo que tenho devo a Força Aérea. Muito obrigado!”, concluiu.

Para o novo Chefe da Sexta Subchefia, Brigadeiro Rivero, o momento é de desafio. “Passamos, a partir de agora, a ver o nosso futuro, nosso planejamento que vai garantir que a Força Aérea tenha sustentabilidade para continuar as operações”, finaliza.

Síntese biográfica do novo Chefe da Sexta Subchefia

O novo Chefe da Sexta Subchefia do EMAER é natural de São Paulo (SP), ingressou na Força Aérea Brasileira em 1984 e possui 5.000 horas de voo. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2019. Realizou todos os cursos de carreira e, ainda, Curso de Administração de Suprimento e Manutenção; MBA em Gestão de Pessoas e MBA Executivo em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Logística, pela Universidade Federal Fluminense. Possui, também, Cursos Operacionais de Tática Aérea; Piloto Operacional de Helicóptero; Adaptação Básica em Ambiente de Selva; e Básico de Inteligência.

Ao longo da carreira, o Brigadeiro Rivero assumiu funções como Chefe da Subseção Técnica e da Subseção de Manutenção do 5º/8º Grupo de Aviação; Oficial de Operações de Esquadrilha de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea; Instrutor Militar do Corpo de Cadetes da Aeronáutica; Assessor do Conselheiro Militar na ONU em Nova York; Chefe das Seções de Investigação de Justiça e de Inteligência da Base Aérea de Brasília; Adjunto do Chefe da Seção de Operações do 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial; Chefe da Seção de Material do Grupo de Transporte Especial; Assessor Militar da Vice-Presidência da República; Comandante do 7º/8º Grupo de Aviação; Chefe da Seção de Análise e Projeções e Vice-Chefe da SECPROM; Adido Aeronáutico e Chefe do Escritório Brasileiro de Ligação em Israel; Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica; e Comandante da Ala 10.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Com colaboração Tenente Aline/EMAER

Fotos: Sargento Samuel Figueira/CECOMSAER

Vídeo: Civil Lucas Nunes/CECOMSAER

imagens/original/42634/211007FIG0668_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/42634/211007FIG0730_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/42634/211007FIG0845_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/42634/211007FIG0854_Samuel_Figueira.jpg
imagens/original/42634/211007FIG0857_Samuel_Figueira.jpg