DESPORTOS

Sargento da FAB conquista a medalha de prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco

O atleta conquistou a segunda colocação para o Brasil ao superar, nas quartas de final, o turco Samet Ak, e na semifinal, o número 1 do ranking mundial, o norte-americano Brady Elisson
Publicada em: 04/10/2021 18:19
Imprimir
Fonte: CDA, por Suboficial Xavier
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Sargento Marcus Vinicius D’Almeida conquistou, no dia 26 de setembro, a medalha de Prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, realizado na Cidade de Yankton, em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. A competição contou com a participação de 54 países, representados por mais 200 atletas, dentre estes os principais nomes do mundo na modalidade.

O Sargento D’Almeida, após alcançar a segunda melhor marca na fase classificatória, partiu para as eliminatórias, onde derrotou Dan Olaru, da Moldávia, e o holandês Steve Wijler, medalhista de Prata nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Nas quartas de final, superou o turco Samet Ak, e na semifinal, eliminou o número 1 do ranking mundial, o norte-americano Brady Elisson. O militar foi superado apenas na grande final, na disputa contra o sul-coreano Kim Woojin, que chegou ao tricampeonato da competição.

Também nas Olimpíadas de Tókio, o Sargento D'Almeida chegou às oitavas de final, conquistando a nona colocação individual masculina. Nenhum outro brasileiro alcançou essa marca na modalidade.

Morador do Rio de Janeiro, o atleta faz parte do Programa de Atleta de Alto Rendimentos (PAAR) das Forças Armadas desde 2016. “Só tenho a agradecer à Força Aérea Brasileira por todo o apoio que tem me dado. Essa medalha é nossa e que venham muitas outras”, disse o atleta.

O Brasil também garantiu a 4ª colocação no feminino por equipes, que contou com a presença da Sargento Sarah Nikitin no Time Brasil.

PAAR

Com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível, o Ministério da Defesa em parceria com o então Ministério do Esporte criou, em 2008, o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras.

O alistamento é feito de forma voluntária e o processo de seleção leva em conta os resultados dos atletas em competições nacionais e internacionais. Dessa forma, as medalhas já conquistadas na carreira transformam-se em pontuações nos concursos para preenchimento das vagas.

Fotos: Word Archery