AJUDA HUMANITÁRIA

FAB prepara KC-390 para apoio à emergência humanitária no Haiti

Aeronave decola de Brasília (DF), neste domingo (22), em apoio à tragédia causada por um terremoto
Publicada em: 21/08/2021 20:42
Imprimir
Fonte: Tenente Antonio Gonçalves
Edição: Agência Força Aérea

Neste domingo (22), a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que integra a Missão Humanitária Multidisciplinar do Brasil, decolará da Ala 1 – Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti. A missão em resposta emergencial à tragédia causada pelo terremoto, que aconteceu no dia 14 de agosto, contará com equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o comandante da aeronave, Capitão Aviador Eugênio da Gama Jacobs, é muito gratificante poder ajudar em um momento complicado como esse. “Quando vimos a notícia do terremoto começamos a fazer o planejamento da missão, pois sabíamos que poderíamos ser acionados.  Sabemos que, em um momento como esse, toda a ajuda é necessária. E a Força Aérea Brasileira (FAB) mostra mais uma vez a sua prontidão para colaborar”, destaca. 

O carregamento da aeronave aconteceu neste sábado (21), em Brasília (DF), após a FAB receber e preparar os equipamentos e kits. O Chefe do posto do Correio Aéreo Nacional (CAN), em Brasília, Tenente Especialista em Aeronaves Charles José de Oliveira, também ressalta a gratidão em ajudar. “Estamos sempre prontos para poder contribuir com o sucesso da missão. É muito emocionante saber que nosso trabalho contribui para minimizar a situação em que a população do Haiti se encontra”, disse.

Acionamento da missão

A Missão Humanitária Multidisciplinar foi acionada pelo Governo Brasileiro, por  intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), quando o Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar o apoio, em resposta emergencial à tragédia.

KC-390 Millennium

Após o transporte de medicamentos e insumos para o Líbano e das missões de enfrentamento à pandemia de COVID-19, essa será mais uma missão humanitária que a aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul, realizará. Ele tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), dentre outras. O avião foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

Fotos: Tenente Antonio Gonçalves / CECOMSAER