DIA DA INTENDÊNCIA

Intendentes dão suporte logístico contínuo às Operações e Exercícios da FAB

Atividade comemora 76 anos de história e apoio aos militares da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 23/08/2021 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

No dia 23 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra o 76º aniversário da Intendência da Aeronáutica, que foi criada em 1945 em função da crescente necessidade de aprimoramento do quadro, motivada pela experiência da Segunda Guerra Mundial. A atividade é tão antiga quanto a própria Instituição. E no exercício de um trabalho permanente de suporte ao cumprimento da missão da FAB, uma vertente da logística é voltada a apoiar o militar em situações de ajuda humanitária, calamidade pública, desastres naturais, acidentes aéreos, ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e, principalmente, em conflitos: trata-se da Intendência de Campanha.

Focada nos resultados operacionais que se buscam alcançar, a Intendência de Campanha tem como objetivo prover apoio de alojamento, alimentação, higienização (banho e sanitários), áreas de recreação e de manutenção do bem-estar e da moral, a fim de proporcionar a recuperação diária dos militares, de modo que, longe de suas casas, de seus familiares, e sob condições de elevado estresse, eles possam seguir a rotina de trabalho.

A maior parte do material de campanha utilizado nas operações da FAB concentra-se no Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). Em situações de crise, em um período de 24 a 48 horas, a logística operacional deve estar pronta para operar na plenitude. E, dependendo da região e do tipo de operação, são separados os equipamentos e insumos necessários.

Estrutura

Segundo o Chefe do GALC, Tenente-Coronel Intendente Luciano Antônio Araújo dos Santos, a Intendência de Campanha da FAB, cujo acervo encontra-se concentrado no GALC, conta com barracas de campanha de diferentes tipos, inclusive infláveis, as quais permitem uma montagem rápida, dependendo da situação de emprego. “Tais barracas podem ser empregadas para as mais diversas finalidades, como alojamentos, refeitórios e salas de reunião. Para climatizá-las, em dias quentes ou frios, a Intendência de Campanha conta com climatizadores específicos, de variadas capacidades, os quais garantem o bem-estar dos ocupantes, independentemente da temperatura exterior”, completou.

Além disso, o Tenente-Coronel Antônio informou que o GALC conta com diferentes estruturas de cozinha, entre elas uma industrial em container, capaz de oferecer grande quantidade de refeições, bem como soluções para missões de menor vulto, fornos combinados, entre outras. “Para os serviços de limpeza pessoal, existem os Módulos de Higienização a Pontos Remotos (MHPRE) – containers sanitários com chuveiro elétrico, vaso sanitário, pia e mictório, além da lavanderia de campanha. Para alimentar e fazer funcionar toda essa estrutura, o GALC também conta com tanques flexíveis para armazenamento de água, fossas para escoamento do esgoto, caminhão-tanque para combustível e geradores de energia.”, finalizou.

Intendência: um quadro multidisciplinar

O quadro de Intendência tem um leque de atuação bastante diversificado, que abrange atividades afetas ao Direito, à Administração, à Contabilidade, às Finanças e à Gestão de Projetos. Isso torna as possibilidades de trabalho do Oficial Intendente bastantes diversas.

Fotos: Sargento Jonhson / CECOMSAER, Sargento Simo, Sargento Rezende