JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Militares da FAB são homenageados em cerimônia desportiva

Componentes da delegação do Time Militar Brasil de 2011 participaram da cerimônia de congraçamento pelos dez anos do maior evento esportivo militar internacional realizado no País
Publicada em: 17/08/2021 17:00
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Natália
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) participaram da cerimônia referente aos dez anos dos V Jogos Mundiais Militares (JMM). A solenidade, alusiva aos Jogos ocorridos no Brasil em 2011, foi realizada no dia 13 de agosto, no Centro de Capacitação Física do Exército, localizado no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor do Departamento de Desporto Militar e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto; dentre outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, foram mencionadas as lembranças relacionadas aos V Jogos Mundiais Militares, desde o envolvimento na organização, passando pelo acendimento da pira olímpica realizado pelo ídolo Pelé, Edson Arantes do Nascimento, até sobre os excelentes resultados obtidos pelos atletas, que levaram o Brasil à primeira colocação geral.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Domingues se referiu aos JMM como sendo um divisor de águas no desporto militar, promovendo o desenvolvimento das atividades desportivas militares e o apoio aos atletas brasileiros, por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento. “O desporto militar não foi mais o mesmo após os V Jogos Mundiais Militares. Destaco também a vida de sacrifício e dedicação de nossos atletas para a preparação da competição”, disse.

Na cerimônia, foram entregues as Moedas Comemorativas aos dez Anos de V JMM aos atletas presentes no evento. Representando a Força Aérea Brasileira (FAB), o Coronel Aviador Eduardo Utzig Silva, componente da equipe de Pentatlo Aeronáutico, que subiu no 1º lugar do pódio nos VJMM, recebeu a Moeda Comemorativa das mãos do Major-Brigadeiro Isaías. “Eu me sinto muito agradecido e honrado em poder representar uma grande parcela da Força Aérea que participou dos Jogos, pois foram muitos envolvidos, além dos atletas. Foi uma semente que foi plantada há muito tempo, e hoje vemos o resultado da evolução de um trabalho iniciado há muito mais de dez anos, desde quando o Brasil foi escolhido para sediar a competição, em 2007”, disse o Coronel Utzig.

Fotos: Suboficial Xavier