INSTITUCIONAL

FAB lança livro sobre a sistematização do Serviço Social na Instituição

A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira (13), no Rio de Janeiro (RJ), onde também ocorreu a entrega do Prêmio Visibilidade do Serviço Social
Publicada em: 14/08/2021 16:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), realizou na última sexta-feira (13), a cerimônia de lançamento do livro Serviço Social e Instituição Militar: Sistematização do Exercício Profissional na FAB e, também, a entrega do Prêmio Visibilidade do Serviço Social. O evento aconteceu da sede da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), no Rio de Janeiro (RJ).

Participaram o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Comandante do Comando Aéreo Leste (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes; o Diretor de Assistência Social da Marinha do Brasil, Contra Almirante André Moraes Ferreira; o representante do Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social do Exército Brasileiro, Coronel Claudio Gadêlha Fernandes, além de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Para o Comandante do COMGEP, o momento é de agradecimento a cada profissional de Serviço Social que atua em prol da FAB. “Militares que exercem um trabalho fundamental na promoção do homem. Gratidão ao trabalho de cada um e que continuem firmes e vibrantes, realizando suas missões com amor”, disse o Tenente-Brigadeiro Reis.

Já o Comandante da DIRAP celebrou o trabalho desenvolvido no âmbito do Sistema de Serviço Social do Comando da Aeronáutica, pautado na capacidade técnica dos Assistentes Sociais. “A entrega do Prêmio Visibilidade revela sua importância ao conferir reconhecimento àquelas Organizações Militares que se destacaram. Já o livro representa uma oportunidade de conhecermos parte da história desta profissão no Comando da Aeronáutica e como é desenvolvido o trabalho no atendimento aos objetivos desta Força”, enfatiza o Major-Brigadeiro Braga.

Lançamento do livro

O livro Serviço Social e Instituição Militar: Sistematização do Exercício Profissional na FAB é uma iniciativa da DIRAP, por meio da Assessoria de Serviço Social. De acordo com a Chefe da seção, Tenente-Coronel Serviço Social R1 Nádia Regina Oliveira Queiroz de Souza, a concepção do livro é o coroamento de um trabalho executado há tempo. “As Assistentes Sociais pensam muito no fazer profissional delas e, em 2017 começamos reunir grupos para estudar, o que culminou em mudanças no Sistema de Serviço Social da Aeronáutica. Com isso, foram traduzidos em artigos as atuações destes profissionais da Força Aérea”, explica.

A organizadora do livro, Tenente Serviço Social Lilian Angélica da Silva Souza, conta que a obra é um esforço coletivo dos profissionais no ensejo de sistematizar as experiências. “Os artigos revelam importantes aspectos da atividade laboral desta Instituição, tais como: elementos históricos e particularidades da atuação profissional; instrumentos, técnicas e modos de intervenção; novos processos de trabalho e a aproximação de assistentes sociais com o debate sobre questões contemporâneas na sociedade”, detalha a Oficial.

O livro contempla 14 artigos, escritos por assistentes sociais da FAB, de Organizações Militares de todo Brasil. Os textos abordam as incertezas, as contradições, os questionamentos, as opções de intervenção e as conquistas vivenciadas por assistentes sociais dentro de uma Instituição Militar. Nesta coletânea, consta um panorama de todo processo de apropriação de conhecimento e reflexão sobre a prática cotidiana do Serviço Social dentro da Aeronáutica. A publicação pode ser adquirida pela Editora Papel Social, clicando aqui.

Prêmio Visibilidade do Serviço Social

A premiação foi entregue às Organizações Militares que se destacaram em relação ao desempenho das atividades durante o último ano. Divididos em categorias, a SESO Tipo A premia o serviço social voltado ao efetivo das OMs que compõem uma determinada Guarnição. A vencedora foi a Base Aérea de Natal (BANT). De acordo com o Subcomandante da BANT, Tenente-Coronel Intendente Anderson da Silva Almeida, que recebeu a placa juntamente com a Chefe do Serviço Social, Tenente Serviço Social Luciana de Albuquerque Borges, o momento é singular. “Ver esse reconhecimento é gratificante e compartilho com toda equipe”, salienta.

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR), recebeu o prêmio na categoria SESO Tipo B, que premia o serviço social que integra Organizações Militares isoladas. A placa de reconhecimento foi entregue ao Subcomandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Ricardo Luíz Pereira e, a Chefe da Seção de Serviço Social, Tenente Serviço Social Fernanda Gomes Banhos. “É uma grande satisfação, pois reflete o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos e tem materializado como reconhecimento. Poder levar o prêmio para nossa unidade é uma honra”, finaliza a Tenente. 

Dentre as metas para premiar as OMs, estão a de dispor de recursos humanos e estruturais, a da execução adequada dos recursos financeiros e a da execução do planejamento.

Foto: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER

imagens/original/42365/DIRAP_livrob.jpg
imagens/original/42365/DIRAP_livroe.jpg
imagens/original/42365/DIRAP_livrof.jpg
imagens/original/42365/DIRAP_livroi.jpg
imagens/original/42365/DIRAP_livrok.jpg
imagens/original/42365/DIRAP_livron.jpg

Assunto(s): , ,