HOMENAGEM

FAB realiza cerimônia de promoção de Oficiais-Generais e a imposição da OMA

Evento aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF)
Publicada em: 03/08/2021 18:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (2), a cerimônia de promoção de Oficiais-Generais e a imposição da comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no Grau Grã-Cruz, ao Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic e ao Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. A solenidade foi realizada no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Na oportunidade estiveram presentes os Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além dos que ascenderam ao novo posto, sendo eles: Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues; Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau; Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rosseto; Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer; e Brigadeiro do Ar Rodrigo Gibin Duarte.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior, em seu discurso, destacou a importância do momento. “A promoção ao generalato é ao mesmo tempo uma meta alcançada e o ponto de partida para missões com novas responsabilidades, dando perenidade aos valores da nossa Instituição. Tenentes-Brigadeiros Farcic e Reis, parabéns pela imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau Grã-Cruz. Estejam certos que os encargos atrelados as quatro estrelas dos seus novos postos trarão um nível de exigência elevado e coloca suas virtudes ainda mais em destaque”, afirma o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic comentou sobre a promoção e o recebimento da comenda. “Fomos escolhidos a ocupar postos atrelados a decisões de extrema responsabilidade em um mundo mais competitivo e complexo, tempo em que se exige enorme capacidade nas informações e nos recursos financeiros e humanos, onde o profundo conhecimento dos processos é imprescindível para alcançar índices de eficiência e operacionalidade”, disse.

Já o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis enfatizou a conquista. “Sentimento de realização, de gratidão a Deus por ter vencido e chegado à essa etapa, o momento de agradecimento ao Alto-Comando pela confiança depositada e a todos aqueles com os quais eu trabalhei e que fazem parte dessa vitória. Agradeço também ao sentimento de realização plena a mim e à minha família", relata.

O Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes salientou a emoção de atingir o primeiro posto do generalato. "Divido tudo com a nossa família e também com outros Intendentes. É muito importante a gente ter esse reconhecimento", declara.

OMA
A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida  aos militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado merecedores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da nação brasileira; e às Corporações Militares, Nacionais e Estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

imagens/original/42318/210802BIA0776_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0791_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0803_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0814_Bianca_Viol.png
imagens/original/42318/210802BIA0823_Bianca_Viol.png
imagens/original/42318/210802BIA0833_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0843_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0852_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0861_Bianca_Viol.jpg
imagens/original/42318/210802BIA0873_Bianca_Viol.jpg