COVID-19

Militar da FAB da etnia Kamayurá se recupera da COVID-19 após 20 dias internado no HFAB

O militar da reserva, de origem indígena, passou três semanas internado em Brasília (DF) e retornou para casa em Canarana (MT), nessa quarta-feira (30)  
Publicada em: 01/07/2021 19:16
Imprimir
Fonte: HFAB, por Tenente Ronylene
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Após 20 dias internado no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) com quadro grave de COVID-19, o Suboficial da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Teuê Carmone Kamayurá, de origem indígena da etnia Kamayurá, teve alta e retornou para casa no estado do Mato Grosso, nessa quarta-feira (30).

O militar ficou internado no HFAB durante três semanas, no período de 11 a 30 de junho, para se recuperar da COVID-19. Residente de Canarana (MT), o paciente recebeu os primeiros atendimentos em sua cidade, porém, seu quadro agravou, e houve a necessidade de um atendimento mais especializado, quando então foi transportado em uma aeronave Caravan da FAB para o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF). Internado na UTI e intubado por 13 dias obteve sensível melhora clínica, sendo transferido para o HFAB para finalizar o tratamento médico.

No HFAB, o Suboficial Teuê recebeu um atendimento multidisciplinar, com suporte de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, visando o pleno restabelecimento de sua saúde física e emocional. O Suboficial Teuê foi acompanhado por sua filha durante todo o período de internação, tanto no HFA quanto no HFAB.

Nessa quarta-feira (30), o Suboficial Teuê e sua filha foram transportados para Água Boa (MT), em aeronave da FAB, acompanhados da Diretora do HFAB, Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros. “A nossa missão não é apenas reestabelecer a saúde física dos nossos pacientes, mas principalmente, prestar um serviço humanizado e de qualidade, que permita a segurança e o bem estar dos pacientes e seus acompanhantes para o recomeço da vida. O caso do Teuê retrata tal situação: militar da reserva, indígena, oriundo de uma cidade de difícil acesso, com quadro grave de COVID-19 e durante esses dias, esteve conosco, quando temos a felicidade de entregá-lo em sua casa bem e feliz”, destacou a Diretora.

Na cidade de Água Boa, o Suboficial Teuê e sua filha foram recepcionados e transportados por representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para o destino final em Canarana (MT).

Fotos: HFAB