FORMAÇÃO

Organizações Militares da FAB formam novos Aspirantes a Oficial

Militares atuarão na área da saúde das unidades
Publicada em: 17/06/2021 08:53
Imprimir
Fonte: ECPAR, BASV, CIAAR e ALA 5
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

No dia 11, foi realizada a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço 2021 (EAS) de Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença de representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti, e da equipe de instrutores do Estágio. São oito novos militares que atuarão no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), em especialidades médicas e de odontologia.

O primeiro colocado do Estágio, o Aspirante Médico Josué Monteiro Pereira, recebeu sua espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e externou a alegria pela conclusão da preparação. “Sou natural de Barbacena e vejo uma forte ligação da EPCAR com a cidade. A oportunidade de servir aqui é a realização de um sonho. Posso dizer que evoluí muito na capacidade de organização e na otimização do uso do tempo, que são características que levarei por toda a vida”, afirmou o militar.

"Diante de tantos desafios que enfrentarão, esforcem-se para que a chama do entusiasmo, vibração e dinamismo na busca pelo aperfeiçoamento se mantenha sempre acesa. A Força Aérea deposita muita confiança em cada um dos senhores”, disse o Comandante da EPCAR.

Base Aérea de Salvador

A Base Aérea de Salvador (BASV), em Salvador (BA), também concluiu o EAS 2021. Treze novos militares receberam o Certificado de Aspirante a Oficial. A turma é composta por nove médicos, três dentistas e um farmacêutico.

A Aspirante Dentista Juliana Oliveira Araújo Cunha Mota foi homenageada por ter sido a primeira colocada. Ela revelou que possui grande admiração pela Força Aérea. “Sempre foi meu sonho. É uma glória estar aqui”, ressaltou a Aspirante.

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Marcello Borges da Costa,  falou da importância do momento. "Os militares devem ter comprometimento e dedicação para servir à sociedade e entregar o que ela espera de nós', declarou.

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), também realizou, no dia 11, solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço de 2021. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, acompanhado do Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Aviador Alexandre da Costa Cunha. Nove Aspirantes a Oficial receberam a espada, símbolo do oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. O ato simboliza a aceitação das obrigações e deveres militares.

O Comandante do CIAAR, Brigadeiro Max, parabenizou os formandos. "É um orgulho poder entregar à FAB e ao Brasil militares que vão contribuir com a missão da Força. Este é um momento de agradecimento, de orgulho e de superação", disse.

O primeiro colocado do Estágio, o Aspirante Alan Rodrigues de Almeida Paiva, da especialidade Clínica Médica, externou a sua alegria pela conclusão do curso. “Estou extremamente feliz de cumprir essa missão. Tenho admiração enorme pelos amigos que conheci durante essa jornada. Nessa formatura, realizo o sonho de menino do meu pai, isso torna tudo mais especial para mim e minha família”, disse.

Ala 5

Grupamento de Concludentes em cerimônia de ConclusãoA Ala 5, em Campo Grande (MS), também realizou, no dia 11, a conclusão do EAS 2021 de Aspirantes a Oficial na área da saúde. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 5, Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, e contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Coronel Aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira, e dos Comandantes das Organizações Militares sediadas na Guarnição.

Segundo o primeiro colocado da turma, Aspirante Médico João Vitor de Souza Teixeira, o período de treinamento serviu de muito aprendizado. “Aprendemos os preceitos inerentes ao militarismo. Hoje entendemos a importância da correta vigilância dos pilares da Instituição: Hierarquia e Disciplina”, disse.

O Comandante da Ala 5 parabenizou os formandos pela dedicação e enfatizou os princípios basilares do bom militar. “Respeitem o compromisso assumido; honrem a confiança depositada em vocês; comprometam-se com a Instituição; apliquem os valores aqui cultuados e demonstrem seu amor à Pátria”, declarou.

Estágio

Durante o Estágio, a turma é submetida a um período de adaptação à vida militar e aos valores de hierarquia e disciplina, de modo a propiciar a compreensão e a valorização dos elementos básicos norteadores da vida castrense.

Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER). Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduziram-se os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções de Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

Textos: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca; BASV, por Tenente Pérsia; e CIAAR, por Tenente Lorena; Capitão Jurandyr/Ala 5

Fotos: Suboficial Leopoldo, Sargento Valentim e Sargento Domingos/EPCAR; Sargento C. Falcão/BASV; Soldado Ramon/CIAAR; e Soldado Azuaga/Ala 5