HOMENAGEM

Cerimônia de aniversário de 22 anos do Ministério da Defesa é realizada em Brasília (DF)

Militares, personalidades e Organizações Militares das Forças Armadas foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa, durante o evento
Publicada em: 12/06/2021 11:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Nessa quinta-feira (10), foi realizada a solenidade do 22º aniversário de criação do Ministério da Defesa. O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília (DF), e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e do Chefe da Pasta, Walter Souza Braga Netto.

Participaram também da solenidade o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; Ministros de Estado; os Comandantes das Três Forças Armadas; dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro parabenizou o Ministério da Defesa e todos os militares das Forças Armadas. “Hoje, todos nós podemos cumprimentar o Ministério da Defesa pelo seu aniversário e dizer que acreditamos em todos os militares das nossas três Forças, porque além da paz e da tranquilidade, representam a certeza de um futuro melhor para todos nós”, declarou.

O Ministro Walter Souza Braga Netto ressaltou que a Defesa e as Forças Armadas estão coesas e disciplinadas no propósito de atuarem como vetores de estabilidade institucional para garantir a soberania e a manutenção da paz no País. “De maneira destacada, com respeito e gratidão, dirijo-me àqueles que, hoje, são agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa. Esta comenda simboliza a criação de laços de comprometimento e o sentimento de pertencimento, um reconhecimento pela relevante colaboração prestada à Defesa Nacional e às Forças Armadas brasileiras", acrescentou.

Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, a Ordem do Mérito da Defesa é concedida àqueles que prestam relevantes serviços ao Ministério da Defesa, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças. Também são homenageados os militares que se destacam no exercício da profissão, assim como bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis.

Durante a Cerimônia Militar, foram agraciadas com a homenagem 156 personalidades e três Organizações Militares, dentre eles Oficiais-Generais, Oficiais e Graduados da FAB. Na Marinha do Brasil, a Organização que recebeu a homenagem foi o Centro de Comunicação Social da Marinha; no Exército Brasileiro, o Comando Militar do Oeste; e na Força Aérea, a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

Na FAB desde 1980, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, que foi promovido ao grau de Grã-Cruz, comentou sobre a importância da outorga.  “Esse reconhecimento da Defesa significa que não só a Força Aérea, mas a Marinha e o Exército estão trabalhando cada vez mais juntos e melhor”, pontuou.

O novo Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, comemorou a admissão na Ordem do Mérito da Defesa. “Essa comenda serve de motivação para, cada vez mais, aprimorarmos o nosso trabalho e fazermos jus a esse reconhecimento”, frisou.

Também entre os Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira agraciados, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, reforçou que a homenagem é um motivo de grande alegria. “É um orgulho muito grande receber essa condecoração, no aniversário do Ministério da Defesa, momento que consolida cada vez mais a interoperabilidade, as ações conjuntas das três Forças. Nós vemos que isso está cada vez mais sólido”, completou.

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico

A Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) é uma Organização do Comando da Aeronáutica que tem como missão efetuar a gestão dos assuntos relativos ao Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB), no que concerne às funções logísticas de suprimento e de manutenção, com o propósito de prever e prover os materiais e serviços necessários ao preparo e ao emprego das aeronaves da FAB, de forma a garantir a sua condição de pronta resposta, na quantidade e disponibilidade adequadas a cumprir as missões planejadas pelo Comando da Aeronáutica, com o menor consumo possível de recursos humanos, materiais e financeiros, seja em situação de paz, de conflito ou de emergência.

Homenageados da Força Aérea Brasileira:

Organização Militar

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB)

Oficiais-Generais

Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad

Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto De Barros Chã

Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva

Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo De Souza Nascimento

Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita

Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto

Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo

Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha

Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto

Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes

Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo

Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli

Brigadeiro do Ar Fernando Almeida Riomar

Brigadeiro do Ar Adriano Beraldo Andrade

 

Clique aqui e veja a relação completa com os nomes de todos os agraciados

Confira o vídeo relativo aos 22 anos do Ministério da Defesa

Assista também ao vídeo da Cerimônia Militar

 

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER

Vídeo: Lucas Nunes / CECOMSAER

imagens/original/42069/210610NRY00002__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00004__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00005__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00006__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00008__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00009__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00010__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00011__Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42069/210610NRY00015__Joelson_Nery.jpg