INSTITUCIONAL

Tenente-Brigadeiro Botelho despede-se do serviço ativo da Força Aérea Brasileira

Cerimônia Militar ocorreu em Brasília (DF), nesta terça-feira (1º)
Publicada em: 02/06/2021 21:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa terça-feira (1º), a cerimônia militar de despedida do serviço ativo do Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho. A solenidade aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR) e contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, que presidiu o ato, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Participaram, também, do evento Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares e convidados.

O Comandante da Aeronáutica agradeceu ao Oficial-General pela sua dedicação e atuação no cumprimento da missão. “Hoje, passados os 48 anos dedicados ao Brasil, saudamos o Tenente-Brigadeiro Botelho por sublime momento que se despede da Força Aérea Brasileira, reconhecendo em seu semblante a mesma altivez daquele jovem que iniciou toda uma vida de compromisso com a bandeira Nacional. Neste dia, assistimos com um misto de alegria e saudade, seu pouso final nesta Base Aérea de Brasília, palco onde fez a prova de concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em 1972”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Na cerimônia, o Oficial-General recebeu a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar do Major Aviador Plinio Nunes Marcos, Oficial que o acompanhou como assistente nos últimos anos da carreira. Recebeu, ainda, do Cadete Aviador Kelvin Gasparoto, como gesto de reconhecimento e respeito, a custódia definitiva do Espadim de Cadete da Aeronáutica.

Agradecimento

O Tenente-Brigadeiro Botelho, em seu discurso de despedida do serviço ativo da FAB, agradeceu a todos que, por quase cinco décadas de dedicação ao País, atuaram ao seu lado, auxiliando e contribuindo para o sucesso de sua carreira. “Agradeço a todos com quem trabalhei, rogando que continuem resolutos na construção de uma Força Aérea coesa, moderna e com elevado índice de prontidão operacional. Estou certo que cumpri meu plano de voo, pronto para meu pouso final da carreira e encerro minha vida de azul na Força Aérea Brasileira. Ao encerrar, volto meu pensamento ao todo Poderoso, agradeço  a dádiva de concluir esta etapa da minha vibrante jornada com saúde e no seio dos meus familiares e amigos”, encerra.

Currículo do Tenente-Brigadeiro Botelho

O Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho é natural da cidade de São Paulo (SP) e ingressou nas Forças Armadas em 1973, tendo sido declarado Aspirante, pela Academia da Força Aérea em 1979. Possui todos os cursos de carreira, dentre os quais o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, o Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais.

Ocupou os seguintes cargos: Chefe da Seção de Investigação e Justiça da Base Aérea do Recife; Comandante de Esquadrilha na Academia da Força Aérea; Chefe da Subseção de Instrução e Chefe da Seção de Operações do 1º Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação; Comandante do Destacamento de Proteção ao Voo de São Paulo; Comandante da Divisão Técnica do QUARTO Serviço Regional de Proteção ao Voo; Comandante do Grupo de Serviços de Base da Base Aérea de Santos; Comandante do 1º Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação; Observador Militar da ONU em Moçambique – África; Assessor na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Representante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, em Washington; Assessor do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal; Membro Efetivo da Comissão de Promoção de Oficiais da Aeronáutica; Chefe da 5ª Subchefia do EMAER; Chefe da 6ª Subchefia do EMAER; Comandante da Primeira Força Aérea; Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio; Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional; Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica; Comandante-Geral do Pessoal; Presidente da Comissão de Promoção de Oficiais; Chefe do EMAER; e Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Possui 3.600 horas de voo e foi agraciado com 24 condecorações nacionais e quatro estrangeiras. O Tenente-Brigadeiro Botelho foi promovido ao atual posto em março de 2015.

Confira aqui ao vídeo da cerimônia.

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER

imagens/original/42030/210601NER0008_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0022_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0037_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0039_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0042_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0056_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0098_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0296_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0305_Joelson_Nery.jpg
imagens/original/42030/210601NER0321_Joelson_Nery.jpg