VISITA INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica recebe Embaixador da Alemanha

Encontro entre o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior e o Embaixador Heiko Thoms aconteceu na tarde dessa segunda-feira (31), em Brasília (DF)
Publicada em: 02/06/2021 21:16
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (31), em Brasília (DF), o Embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as Forças Armadas de ambos os países.

Foram tratados assuntos gerais da aeronáutica militar, tanto do Brasil quanto da Alemanha, com foco no Projeto Estratégico do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), que tem por objetivo o desenvolvimento de um veículo destinado ao lançamento de microssatélite em órbitas baixas equatoriais ou de reentrada. Outro assunto abordado na reunião foi sobre possíveis parcerias para o desenvolvimento de equipamentos, visando a geração de energia e motorização elétrica de aeronaves. O Comandante da Aeronáutica ressaltou que a expertise alemã em parceria com empresas nacionais brasileiras dedicadas a essas atividades pode contribuir, em futuro breve, para o desenvolvimento do almejado projeto da aeronáutica brasileira de aeronaves elétricas.

O relacionamento entre Alemanha e Brasil consiste em uma variedade de temas. Além do setor da defesa, a cooperação entre os dois países abrange áreas como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciências, economia e cultura.

A visita do Embaixador da Alemanha contou com a presença do Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra Ralf Schmitt-Raise e do Adido para Assuntos de Armamento e Defesa da Alemanha, Jochen Wollgast. Também participou da reunião o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER