DIA DA AVIAÇÃO DE PATRULHA

Ala 12 celebra o Dia da Aviação de Patrulha

Na ocasião houve imposição da Medalha Nero Moura
Publicada em: 24/05/2021 19:42
Imprimir
Fonte: BASC
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), localizada no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, nesta segunda-feira (24), o Dia da Aviação de Patrulha, em uma Cerimônia Militar presidida pelo Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes, acompanhado do Graduado-Master Suboficial Maurício George Rosa Lima da Silva. Durante a cerimônia, houve imposição da Medalha Nero Moura e aposição floral no busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay.

Um dos agraciados com a honraria, o Comandante do Esquadrão Orugan (1º/7º GAV), Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Carvalho Trope, declarou ser uma honra receber a medalha que leva o nome do Brigadeiro Nero Moura. "Foi alguém que se destacou por sua liderança e capacidade de extrair o melhor de seus comandados durante a mais complexa situação existente: a guerra!", disse. O Oficial ainda parabenizou os patrulheiros. "Parabéns aos homens e mulheres que se dedicam à nação brasileira na nobre missão de Patrulhar nossas águas territoriais”, declarou.

Dia da Aviação de Patrulha

O Dia da Aviação de Patrulha é comemorado em 22 de maio, por conta da ação de pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial quando, a bordo de uma aeronave B-25 Mitchell, atacaram o submarino italiano Barbarigo, que quatro dias antes havia lançado torpedos contra o navio marcante brasileiro Comandante Lyra. Nesse momento, a história da Patrulha é marcada pela abnegação e profissionalismo de integrantes de ontem e de hoje que lutaram por um ideal de nação.

Para patrulhar uma área de aproximadamente 3,5 milhões de Km2, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com três Esquadrões de Patrulha: Esquadrão Orungan (1°/7° GAV), Phoenix (2°/7° GAV) e Netuno (3°/7° GAV). Além da patrulha marítima, esses Esquadrões desenvolvem diversas outras ações de Força Aérea como, por exemplo, missões voltadas para a Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, e também de Busca e Salvamento.

Dentro da diversidade operacional da Ala 12, o Esquadrão Orungan é o representante da Aviação de Patrulha. Neste ano, a aeronave P-3AM completa dez anos de chegada ao Esquadrão, motivo de orgulho para os patrulheiros, que com muita dedicação e profissionalismo cumprem sua missão diuturnamente.

Fotos: Sargento Neubar / BASC