TRANSPORTE

FAB realiza transporte de animais silvestres de Manaus (AM) para Goiânia (GO) 

Em um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo, seis macacos e uma harpia foram levados para os cuidados do Instituto Onça Pintada em Goiás
Publicada em: 25/05/2021 10:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesse sábado (22), sete animais silvestres órfãos da cidade de Manaus (AM) para Goiânia (GO). Os passageiros do avião operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT) eram seis macacos das espécies parauacu, guariba e barrigudo, além de um gavião-real (harpia). Os macacos, que estavam sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e a ave de rapina, que encontrava-se no Zoológico do Centro de Instrução de Guerra e Selva (CIGS), foram transportados para cuidados especiais no Criadouro Conservacionista do Instituto Onça Pintada, localizado em Mineiros (GO).

A ação para preservação da fauna brasileira em apoio ao IBAMA foi realizada em aproveitando de uma missão de Transporte Aéreo Logístico já prevista. “É uma honra concluir esse voo em aproveitamento a uma missão do Exército Brasileiro”, declarou um dos pilotos da aeronave, o Tenente Aviador Guilherme Sfredo Saraiva, integrante do Esquadrão Gordo.

De acordo com o Tenente Sfredo, esta foi mais uma ação que a população e instituições nacionais puderam contar com o apoio da Força Aérea Brasileira. “Estamos também trabalhando diuturnamente para realizar as missões de ajuda humanitária da Operação COVID-19, bem como muitas outras”, completou.

Segundo Natália de Sousa Lima, analista ambiental que trabalha no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Amazonas, os animais tinham diferentes origens e estavam há algum tempo sob os cuidados do IBAMA. “Agora, eles foram levados para um cativeiro em definitivo", acrescentou.

Em suas redes sociais, Leandro da Silveira, biólogo do Instituto Onça Pintada, responsável por receber os animais, retribuiu a ajuda da FAB. “O Instituto Onça-Pintada agradece à Força Aérea Brasileira pelo apoio de sempre com o transporte de animais silvestres resgatados pelos órgãos ambientais. Muitíssimo obrigado! Esse apoio é fundamental e ajuda a salvar vidas”, pontuou.

Fotos: IBAMA e Esquadrão Gordo