CAPACITAÇÃO

Aspirantes a Oficial Intendente visitam Organizações Militares da FAB na Amazônia

Militares foram recebidos pelos Comandantes e fizeram a visita às Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus
Publicada em: 21/05/2021 08:34
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Nijelschi
Edição: Agência Força Aérea

Os alunos do Curso Prático de Aspirantes a Oficial Intendente (CPAINT) visitaram as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN), no último dia 17. Eles foram recebidos pelos Comandantes e pela Prefeita das OMs subordinadas à Secretaria de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

O dia iniciou com uma palestra do Comandante do Comando Aéreo Amazônico, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, que tratou sobre o processo de Aprimoramento da Reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB) e a reativação do VII COMAR. Ele destacou também a mudança na estrutura do antigo Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), a representatividade do Comando da Aeronáutica na Amazônia Ocidental e a busca pela excelência administrativa.

Ao encerrar sua instrução, o Brigadeiro Magarão ressaltou a importância de receber os alunos do CPAINT. "É a oportunidade de apresentar a Força Aérea na região amazônica, contribuindo, assim, com mais um tijolo na formação dos futuros gestores”, disse.

Os alunos puderam conhecer a estrutura da Guarnição, bem como as balsas e os empurradores utilizados no transporte fluvial do material pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). Além disso, foram instruídos acerca da navegabilidade dos rios em período de cheia e a impossibilidade de se executar algumas ações no período da seca.

Complementando a visita guiada, foram montados quatro estandes de esquadrões aéreos da FAB que apresentaram as peculiaridades da operação de cada aeronave da Ala 8. Participaram os Esquadrões Arara (1º/9º GAV), Cobra (7º ETA), Harpia (7°/8° GAV) e Pacau (1°/4° GAV).

Dando continuidade ao cronograma do Curso, na terça-feira (19), os Aspirantes a Oficial foram para São Gabriel da Cachoeira (AM), local onde tiveram a oportunidade de conhecer o Destacamento de Aeronáutica e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Gabriel (DTCEA-UA), além de identificar as necessidades de apoio das demandas pelas organizações da FAB localizadas nas áreas mais isoladas na Amazônia, além de visitarem a Segunda Brigada de Infantaria de Selva.

Em agradecimento às instruções, o Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior reforçou a relevância da missão em Manaus. "É uma oportunidade para que os alunos conheçam  mais da atividade que realizarão em prol da Força Aérea", disse.

Para o Aspirante a Oficial Intendente Luiz Fernando Nascimento dos Reis, a atividade foi essencial. "Para nós que estamos iniciando nossas carreiras na intendência, é uma honra termos a experiência de visitar as diversas organizações pelo Brasil  e conhecer as peculiaridades de cada região”, disse.

Fotos: Tenente Shirley/CINDACTA IV / Cabo A.Pardo / Soldado Moré da Silva /VII COMAR