COPE

Ministro das Comunicações visita Centro de Operações Espaciais da FAB

Evento faz parte da Semana Nacional das Comunicações, que encerra nesta sexta-feira, dia 7 de maio
Publicada em: 08/05/2021 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nessa quinta-feira (06), a visita do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao Centro de Operações Espaciais (COPE), localizado em Brasília (DF). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Comunicações, que ocorre de 5 a 7 de maio, e é promovida pelo Governo Federal e Ministério das Comunicações.

A visita contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira; da Diretoria Executiva da Telebras; de parlamentares e de autoridades do Governo.  

A comitiva do Ministério das Comunicações conheceu a estrutura do COPE. Dentre as diversas atribuições, o Centro atua por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para a operação dos mais de 13 mil pontos de conexão de internet instalados no País, promovendo o acesso à internet gratuita e de alta velocidade a mais de 2,5 milhões de alunos em escolas públicas e rurais, além de conectar unidades de saúde, postos de fronteira, telecentros e comunidades indígenas e quilombolas entre outros.

Para o Ministro das Comunicações, a intenção é demonstrar, na Semana Nacional das Comunicações, a excelência que o Brasil possui na operação, confiabilidade e segurança de suas comunicações civis e militares por meio do Centro de Operações. "Sabemos que nossa atuação, ao servir o Brasil, tem levado cidadania, informação e esperança para muitos brasileiros por meio do acesso à internet. Isso tem mudado a vida de muitas pessoas, fazendo a diferença para quem está em regiões remotas", destaca.

Segundo o Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, a parceria entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a Telebras para a implantação e operação do SGDC possibilita o uso dual do satélite, ou seja, para emprego em fins civis e militares. “Como consequência, amplia-se a capacidade operacional das Forças Armadas e fica garantida uma maior segurança nas comunicações militares, ao mesmo tempo em que se viabiliza o acesso à conexão de banda larga para acesso à Internet em todos os locais do País”, finaliza o Oficial-General.

Fotos: Suboficial Nery/CECOMSAER

imagens/original/41891/060521NER0047_Joelson_Nery_2.jpg