COMUNICAÇÃO

Conheça o Flickr oficial da Força Aérea Brasileira

Plataforma de gerenciamento e compartilhamento acumula mais de 15 mil fotos publicadas
Publicada em: 28/06/2021 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

O Flickr, plataforma de gerenciamento e compartilhamento de imagens, tem dois objetivos principais: ajudar a disponibilizar fotos e permitir novas maneiras de organizar imagens. Com isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) mantém, desde 2010, uma conta no site que acumula mais de 15 mil fotografias, milhões de visualizações e milhares de seguidores.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), por meio da Subdivisão de Produção de Divulgação (SDPD) e da Seção de Fotografia, selecionam diversas imagens para o Flickr, de modo que fiquem disponíveis para o público. Para a Encarregada da Seção de Fotografia, Sargento Bianca Viol, a plataforma permite aos usuários conhecerem, por meio das imagens, um pouco mais acerca das missões cumpridas pela Força Aérea. "A fotografia é uma ferramenta importante da comunicação, pois registra os momentos que ajudam a contar a história da Instituição e torna a memória compartilhada. A FAB utiliza o Flickr para que os usuários da plataforma possam conhecer sua história por meio de imagens, e acompanhar mais de perto o trabalho que realiza”, salienta.

Com o Flickr da FAB (clique aqui), tanto o público interno quanto o externo, os apaixonados por Aviação, aqueles que sonham integrar a Força Aérea, bem como os veículos de comunicação, conseguem acessar o acervo e estar mais próximo das aeronaves e das atividades que os militares desempenham em prol da sociedade brasileira. Para encontrar as fotos no Flickr da FAB e fazer o download dos arquivos, não é necessário possuir conta na plataforma.

Acesse o Flickr da FAB

Ao entrar no perfil, é possível encontrar as fotos dispostas no menu Galeria, as quais são apresentadas, de forma geral, pela data de seu carregamento na plataforma. O usuário tem, ainda, a opção de "Buscar na Galeria" fotos específicas de interesse, digitando a palavra-chave no localizador. Na plataforma, consta também a opção "Álbuns", que é o acervo dividido por categorias e temas, como as diversas aviações, aeronaves, datas comemorativas, exposições, exercícios operacionais, cerimônias institucionais, entre outros. As fotografias podem ser baixadas clicando no ícone "baixar foto", o que possibilita receber arquivos em vários tamanhos, inclusive no original, proporcionando ter a foto em alta resolução.

Todas as imagens e ilustrações publicadas no Flickr da FAB são protegidas pelas leis brasileiras de direitos autorais e podem ser livremente utilizadas para fins não comerciais, sem custo e sem necessidade de autorização, de acordo com a licença Creative Commons BY-NC-SA, desde que sejam dados os créditos no formato Nome do Fotógrafo/Força Aérea Brasileira e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Fotos: Agência Força Aérea