INSTITUCIONAL

Veteranos e Pensionistas da FAB poderão fazer Prova de Vida Digital via aplicativo

COMGEP orienta que será realizado projeto piloto para validar requisitos tecnológicos e permitir disponibilização de serviço adequado aos usuários
Publicada em: 07/05/2021 16:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius

Neste ano de 2021, o Ministério da Defesa aderiu ao Serviço de Prova de Vida Digital desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Trata-se do Meu gov.br, uma ferramenta inovadora que agrega possibilidades de aplicação para os Veteranos e Pensionistas da Força Aérea Brasileira (FAB) e que pode ser acessado pelo smartphone.

Para tanto, o Comando Geral do Pessoal (COMGEP), por meio da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e sua Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas (SDVP), tem trabalhado para disponibilizar serviços digitais ao público-alvo. Com isso, surge a necessidade de realizar uma nova integração entre o banco de dados da FAB e a ferramenta do Governo Federal, que requer um projeto piloto para validar os requisitos tecnológicos e permitir a disponibilização de um serviço adequado aos usuários.

Desta forma, o COMGEP realiza uma divulgação pelo serviço de SMS, o qual vai permitir que 43.539 Veteranos e Pensionistas não precisem sair de casa para cumprir com essa obrigação. Devem participar do projeto piloto aqueles que possuem cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, detalha sobre o novo serviço: “Consiste em liberar a realização da Prova de Vida pelo Meu gov.br para aqueles que já fizeram aniversário em 2021 ou fazem aniversário no mês de maio, com o objetivo de testar a ferramenta”. Assim, o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a Secretaria de Governo Digital poderão fazer os ajustes necessários para liberar a aplicação para todos os Veteranos e Pensionistas da FAB, com o menor número de falhas. “A Prova de Vida validada no projeto piloto já valerá como Prova de Vida para o ano de 2021, não precisando realizá-la novamente neste ano”, complementa.

Prazos para efetuar a validação

O Subdiretor da SDVP, Coronel Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior, explica quanto aos prazos estabelecidos. “O projeto piloto vai de 10 a 31 de maio de 2021. Portanto, todos que tiverem a prova de vida validada no aplicativo já terão cumprido com essa obrigação. A partir de 1º de junho, se o projeto for bem sucedido, o serviço já estará disponível para os aniversariantes do mês.” Ele esclarece ainda que, “a prova de vida digital ficará disponível desde que seu pagamento não esteja bloqueado ou suspenso. Caso já tenha ocorrido o bloqueio ou a suspensão do pagamento, a Prova de Vida somente poderá ser feita presencialmente na Organização Militar de vinculação”.

A SDVP informa que a Prova de Vida está suspensa até 30 de Junho de 2021, conforme a Portaria GM-MD Nº 147, de 13 de Janeiro de 2021. Contudo, a partir de 1º de julho do corrente ano, voltará a ser exigida.

O Coronel Marconi ressalta que, caso tenha sido realizada alguma biometria facial no app recentemente, não será preciso repeti-la. “Ao finalizar esta etapa, o aplicativo Meu gov.br enviará imediatamente o resultado para o Portal de Pessoal da FAB, onde o usuário poderá visualizá-lo”, finaliza.

O serviço de Prova de Vida Digital vai ao encontro da Diretriz de Planejamento Institucional, que valoriza e reconhece a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais, e orienta quanto à busca das melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos.

O COMGEP afirma que esse serviço, que faz parte do plano de transformação digital do COMAER, além de trazer comodidade ao veterano e pensionista, reduz os custos com atendimento presencial e elimina os procedimentos manuais decorrentes da apresentação anual, pois toda atualização é realizada automaticamente no SIGPES.

Download para sistema ANDROID

Download para sistema IOS

Fotos: Divulgação