PASSAGEM DE COMANDO

Academia da Força Aérea tem novo Comandante

Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso assume Comando em substituição ao Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. Antes da cerimônia, foram inauguradas as salas de aula temáticas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes
Publicada em: 15/12/2020 17:20
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, na manhã desta terça-feira (15), a cerimônia militar de Passagem de Comando. Após seu período de Comando na Organização Militar responsável pela formação de futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), o Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro despediu-se do cargo e segue para missão no exterior. Seu sucessor é o Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, que teve passagens anteriores pela própria AFA e pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, que também fica sediada na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS).

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Major-Brigadeiro do Ar Odil Martuchelli Ferreira; do Brigadeiro do Ar Antonio Pereira da Silva Filho; do Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin; do Prefeito de Pirassununga, Milton Dimas Tadeu Urban; e do Presidente da Câmara Legislativa de Pirassununga, Vereador Jeferson Ricardo do Couto.

Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro Ramiro destacou que 2020 trouxe inúmeras situações nunca antes enfrentadas pela AFA. “O maior desafio foi estar à altura desta missão. Ensinar e formar em um ano repleto de exceções exigiu ousadia e seguir em frente com iniciativas maravilhosas de uma equipe engajada”, explicou o ex-Comandante. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, mencionou a relevância da AFA para a FAB. “Esta Academia Militar traça, a cada turma formada, um pouco do destino da Força Aérea Brasileira, a quem é confiada a missão de Controlar, Defender e Integrar 22 milhões de km²”, disse.

O Coronel Gobett é o primeiro Comandante nascido em Pirassununga (SP), cidade que sedia a AFA desde o final da década de 1960. É piloto de Asas Rotativas, possui mais de 8.800 horas de voo em seu currículo, sendo destas 4.000 em instrução aérea. O Oficial destacou os desafios do cargo que assumiu. “Voltar para a AFA, agora na condição de Comandante, é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Com as experiências do passado e o que pude aprender recentemente com o Brigadeiro Ramiro, posso dar continuidade a este trabalho e enfrentar os novos desafios que virão. Sei que terei ao meu lado uma grande equipe eficiente e comprometida, o que me deixa mais confiante”, comentou o 45º Comandante a assumir o Ninho das Águias, como é conhecida a AFA. 

Inauguração das Salas de Aula Temáticas da Intendência

Antes da cerimônia de Passagem de Comando, foram inauguradas duas salas de aula temáticas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes. A partir da colaboração da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e da Diretoria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (DIREF), duas salas de aula da Divisão de Ensino da AFA receberam mudanças estruturais e foram preparadas com modernos equipamentos de áudio, vídeo e interatividade.

O objetivo foi o de oferecer novas possibilidades na formação e capacitação dos futuros Oficiais de Intendência da FAB. Os ambientes oferecem diversas possibilidades de suporte tecnológico aos instrutores e docentes e também aos Cadetes Intendentes, que passam a ter à sua disposição modernas ferramentas de apoio à aprendizagem. “A evolução do poder aeroespacial é um processo contínuo e desafiador. As novas ameaças demandam um conhecimento crescente dos profissionais da área e os futuros Oficiais necessitam receber o que há de melhor em termos de preparo intelectual, ético, moral e físico. Nesse contexto, preparar a estrutura física é fundamental. As salas temáticas entregues hoje refletem um novo conceito que permite técnicas de ensino ativo e híbrido, com disposições flexíveis e um aparato tecnológico avançado”, afirmou o ex-Comandante da AFA, Brigadeiro Ramiro.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, destacou em seu discurso a importância do trabalho conjunto e da iniciativa da SEFA, DIRAD e DIREF na preparação das salas temáticas. “Esta é uma forma que a SEFA encontrou de manter cada vez mais vivo o paralelismo entre o quadro de Oficiais Aviadores e o quadro de Oficiais Intendentes. Muito mais do que inaugurar as salas, hoje podemos enaltecer e agradecer o trabalho da SEFA e da Intendência para a nossa Força”, pontuou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Gaedke e Soldados Vaz e João Oliveira / AFA