FORMAÇÃO

Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realiza diplomação de 158 Oficiais

A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (04), na Universidade da Força Aérea, no Rio de Janeiro (RJ)
Publicada em: 05/12/2020 08:10
Imprimir
Fonte: CECOMSAER/UNIFA, por Ten Flávia e Ten Pollyana
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, nesta sexta-feira (04), a cerimônia militar de diplomação de 39 Oficiais-Alunos do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e 119 do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). A solenidade, realizada na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante Interino da Universidade da Força Aérea e Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Comandante do III COMAR - Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, General de Brigada Márcio de Souza Nunes RIbeiro; dentre outras autoridades civis e militares.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez congratulou os Oficiais diplomados. “Para a Força Aérea Brasileira, é de extrema importância capacitar os seus militares. Os Cursos de Altos Estudos Militares e de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica são uma qualificação profissional que representam um marco na carreira desses Oficiais que, com certeza, concluíram, com dedicação e empenho, essa significativa etapa. Tenho plena convicção de que vocês estão capacitados em alto nível para atuarem em suas novas funções”, disse o Comandante da Aeronáutica.

Durante a solenidade, o Oficial mais antigo do Curso de Altos Estudos Militares, Coronel Intendente Edmilson José Costa, recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica o diploma de conclusão do curso. Já a Oficial-Aluna que se destacou como primeira colocada no Curso de Comando e Estado-Maior, a Tenente-Coronel Intendente Gláucia Maria Gomes da Costa de Oliveira, recebeu, também das mãos do Tenente-Brigadeiro Bermudez, o diploma de conclusão do curso e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo.

Segundo o Comandante da ECEMAR, os ciclos acadêmicos são, por natureza, períodos de reflexão e de crescimento pessoal e profissional. Os Oficiais-Alunos são preparados para atuar em cenários complexos e dinâmicos, aptos a fazer frente às ameaças com as quais serão constantemente confrontados. “Cabe à Academia de Guerra da Força Aérea Brasileira conduzir os cursos de altos estudos, caminho mandatório para ascensão aos postos e cargos de maior relevância do Comando da Aeronáutica. Aqui são capacitados Oficiais Superiores de todos os quadros e especialidades, para o preparo e o emprego do Componente Militar do Poder Aeroespacial”, declarou o Brigadeiro Renato.

O orador das turmas, Coronel Intendente Andrei Leça Borges, reforçou a importância do Curso de Altos Estudos Militares e do Curso de Comando e Estado-Maior. “Mesmo com a pandemia da COVID-19, as Escolas rapidamente buscaram alternativas para a continuidade das instruções e iniciamos a utilização de ferramentas virtuais que hoje modificaram a forma da sociedade se conectar e produzir. Digna de nota foi a resposta das Forças Armadas, não apenas das instituições de ensino militares, que mostraram resiliência e prontidão num período em que nossa sociedade ansiava por respostas tempestivas dos líderes da nação.”

Palestra do Comandante

O Comandante da Aeronáutica realizou uma palestra para o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). Na ocasião, o Comandante fez uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano de 2020, para a Força Aérea, como a Operação COVID-19, Assistência Humanitária ao Líbano, Aquisição de novas aeronaves, Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica, entre outros. “O ano de 2020 foi desafiador para todos nós. Surgirão novos desafios, mas tenham plena convicção de que estão prontos para o cumprimento da missão. Todos nós temos dons e talentos. Temos que ouvir, compartilhar e assessorar. Juntos, vamos formar um time para vencer. Cultuem nossos valores e princípios. A Força Aérea precisa de líderes”, destacou o Oficial-General.

Cursos

O Curso de Altos Estudos Militares tem por finalidade proporcionar aos Coronéis, em condições de ascender ao Generalato, dos Quadros de Oficiais Aviadores, Engenheiros, Intendentes, Médicos e de Infantaria, os conhecimentos necessários ao planejamento institucional e à alta administração do Comando da Aeronáutica. Já o Curso de Comando e Estado-Maior tem por finalidade capacitar os Oficiais Superiores para o exercício de Funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Chefia e Direção.

Fotos: Soldado Mascarenhas / UNIFA