TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

FAB celebra Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

O 1º de dezembro foi instituído como o Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica
Publicada em: 01/12/2020 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Com o foco central no gerenciamento de informações, envolvendo banco de dados, redes, engenharia de hardwares e softwares, informática e análises, o profissional da Tecnologia da Informação tem atuação estratégica na Força Aérea Brasileira (FAB). Sendo assim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, instituiu o 1º de dezembro como o Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, por meio da Portaria nº 1.914/GC3, assinada em 29 de outubro de 2019.

A comemoração está relacionada com a data de criação do Centro de Informática e Estatística do Ministério da Aeronáutica (CINFE), em 1º de dezembro de 1983. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva, a TI atua em duas frentes: a corporativa ou administrativa tradicional, presente na maioria das corporações por meio de diversos sistemas e aplicações que dão suporte à administração financeira, de pessoal e documental; e a operacional, voltada para o suporte à atividade-fim da FAB, como sustentação logística, proteção cibernética, comando e controle, entre outras. “Somos uma ‘TI Militar’, fato que nos distingue no cenário nacional e que deve ser motivo de orgulho para todos os homens e mulheres que labutam na Informática dentro da Profissão Militar”, afirma o Brigadeiro Luiz Fernando.

Centros de Computação da Aeronáutica

O Oficial-General disse, ainda, que, atualmente, o Comando da Aeronáutica (COMAER) conta com três Centros de Computação sediados em Brasília, São José dos Campos e no Rio de Janeiro. Cada um deles com um DNA específico, de acordo com as características de suas principais atividades. Para o Brigadeiro Luiz Fernando, é importante destacar o avanço obtido nos últimos anos. “As novas plataformas aéreas F-39 Gripen e KC-390 Millennium e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) trazem uma série de modernos equipamentos, processos e paradigmas relacionados à TI e que estão sendo avidamente absorvidos para que sejam efetivos catalisadores de modernidade, conhecimento e inovação no STI”, disse.

Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

O Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti é o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, pois ele foi o grande responsável pela concepção e implementação da tecnologia da Informação no COMAER e no País.

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER