RECONHECIMENTO

Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa obtém Recertificação do Sistema de Gestão

A CABE representa a Força Aérea Brasileira (FAB) como única organização, localizada no exterior, a ter esta certificação
Publicada em: 06/11/2020 14:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Coronel Denys

A Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), sediada em Londres, na Inglaterra, recebeu, em 20 de outubro, a Recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Dessa forma, a CABE continua representando a Força Aérea Brasileira (FAB) como única organização localizada no exterior a ter esse tipo de Certificação.

O Chefe da CABE, Coronel Aviador Jorge Mauricio Motta, ressalta  a importância da obtenção da recertificação. “Consolida a imagem da CABE, perante a comunidade aeronáutica internacional, como um órgão comprometido com a melhoria contínua na gestão da qualidade, por meio de processos padronizados, seguindo metodologias modernas e com total engajamento de seus colaboradores”, comenta o Oficial.

O Tenente-Coronel Intendente Alvaro Oliveira Fortes, que atuou como gerente da qualidade da Organização, coordenou os preparativos para auditoria produzindo, entre outros documentos, o Business Management System Manual (BMS) ISO 9001:2015 of the Brazilian Aeronautical Commission in Europe (BACE) V.3 e o Risk and Opportunities Matrix Register, sendo que, neste último, foram mapeados todos os riscos inerentes à situação de pandemia e identificadas medidas mitigadoras e corretivas, de tal forma a manter os mesmos padrões de qualidade, eficiência e eficácia da Organização, mesmo em cenário tão adverso.

Dentre os desafios enfrentados para manutenção dos níveis e indicadores de eficiência, durante os períodos de isolamento forçado, em decorrência da pandemia, destaca-se a utilização intensiva de meios de computação e de acesso remoto. Para que tal aparato estivesse sempre disponível, foi fundamental a atuação da equipe de TI, destacando-se os trabalhos do Auxiliar Local Luis Fernando, que auxiliou diretamente na Comissão de Gestão da Qualidade.

A obtenção de 100% de conformidade na atual auditoria, realizada pela British Assessement Bureau, entidade do Reino Unido credenciada pela Organização UKAS (United Kingdom Accreditation Service), denota o nível de excelência alcançado pela CABE, decorrente do empenho e da dedicação irrestritos de todo o efetivo. Este novo passo denota os benefícios oriundos dos processos continuados de monitoração de não conformidades, com a imediata adoção de medidas corretivas e de otimização, fatores essenciais na gestão da qualidade.

Fotos: Divulgação