HOMENAGEM

Unidades da FAB celebram o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira

Confira como foi a cerimônia em diferentes Organizações Militares
Publicada em: 27/10/2020 18:25
Imprimir
Fonte: Elos SISCOMSAE
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

Organizações Militares em várias cidades do País e no exterior realizaram, na sexta-feira (23), cerimônia militar para celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante as solenidades, foi entregue a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), que é concedida pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País, além de Medalhas por Tempo de Serviço.

O Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira rememoram o primeiro voo realizado por Alberto Santos-Dumont no 14-bis, o aparelho mais pesado que o ar, que ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.    

Confira abaixo como foi a cerimônia nas Unidades:

Ala 3

Na Ala 3, localizada em Canoas (RS), a solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Durante a cerimônia, foi imposta a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), distinção esta concedida a militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou se distinguido no exercício da sua profissão, e a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria. Foram agraciados com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira várias personalidades militares e civis.

Ala 4     

A cerimônia militar realizada na Ala 4, em Santa Maria (RS), foi presidida pelo Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Wilson Paulo Corrêa Marques, e marcada pela leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Em homenagem ao conjunto da aviação brasileira, integrada por civis e militares, homens e mulheres, pilotos e comissários, engenheiros e equipes de terra, foi cantado o Hino dos Aviadores por todos os presentes. “Meu reconhecimento a todos vocês que compõem a Força Aérea Brasileira e trabalham unidos, diuturnamente, para o cumprimento da missão. Sigamos firmes, mantendo o sonho de Santos Dumont em pleno voo, porque o futuro da Força Aérea é agora", pontuou o Comandante da Ala 4.

Ala 5

Em Campo Grande (MS), o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira foi celebrado na Ala 5, com um Culto Inter-Religioso e uma Cerimônia Militar presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos. A leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, alusiva ao Evento, foi lida pelo Comandante da Ala 5.

Em seguida, foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), a mais alta distinção concedida pelo Comando da Aeronáutica, ao Chefe do Estado-Maior da Ala 5, Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, e ao Suboficial Alexandre Henrique Chaves, por terem se distinguido no exercício de sua profissão.

Ala 7

Em Boa Vista (RR), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada no Pátio da Bandeira da Ala 7, foi presidida pelo Comandante da OM, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho.

Durante a solenidade, foi executado o Hino dos Aviadores e foi lida a Ordem do Dia assinada pelo Comandante da Aeronáutica. No texto, o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez destaca o trabalho árduo dos pioneiros da Força Aérea, bem como o batismo de fogo da FAB na Segunda Guerra Mundial e parabeniza todos os militares da Força Aérea por seus esforços no cumprimento do dever da FAB, não deixando esmorecer o sentimento do dever cumprido e o foco na missão.

Ala 9

AutoridadesEm Belém (PA), em memória ao Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont, a Ala 9 realizou  a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, que, assim como nas outras Organizações Militares, ocorreu de forma restrita devido às recomendações em período de pandemia.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal de Aeronáutica de Belém (SEREP-BE), Coronel Aviador Alexandre Mendes de Oliveira, e contou com a presença de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE).

Durante a cerimônia, foram agraciados com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico” do ano de 2020 o Consultor Jurídico da União,  Antônio Chagas Rodrigues (Grau Cavaleiro); o Comandante do Colégio Militar de Belém, Coronel do Exército Talmo Evaristo do Nascimento (Grau Oficial); o Suboficial Valmir Vasconcelos Miranda (Grau Cavaleiro) e o Sargento Marcelo Ferreira Serra (Grau Cavaleiro).

 

Comando Aéreo Nordeste (II COMAR)

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) promoveu a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, com a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico a militares das Guarnições de Aeronáutica de Natal (RN) e Recife (PE)O evento foi realizado no Pátio do II COMAR e, em consonância com as restrições devido à pandemia, foram adotadas as medidas de distanciamento social e não houve a presença de convidados. O Chefe da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, presidiu a solenidade, enquanto o Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, fez a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Ainda durante o evento, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), maior honraria entregue pelo Comando da Aeronáutica. No II COMAR, receberam a comenda militares das Organizações da FAB, do Exército Brasileiro e de Forças Auxiliares sediadas em Natal (RN) e Recife (PE), além de autoridades civis.

BASV

Na Base Aérea de Salvador (BASV), a solenidade militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira foi presidida pelo Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin.

Na ocasião, foram concedidas a Medalha Militar de Prata por mais de 20 anos de serviços prestados ao Suboficial Ricardo Mendes de Sena, à Suboficial Nadjara Silva Paixão de Deus, ao Sargento Denis Viana de Araujo, e ao Sargento Vinicius Alberto Faria de Souza.

Também foram concedidas Medalha Militar de Bronze, em reconhecimento aos dez anos de serviços prestados ao Sargento Vinícius Costa de Souza e ao Sargento Hallan de Araujo Costa.

Adidância da Itália

A Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália realizou também a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, nas dependências do Palácio Pamphilj, sede da Embaixada, em Roma.

Participaram do evento o Embaixador do Brasil na Itália, em Malta e em San Marino, Helio Vitor Ramos Filho, o Cônsul-Geral do Brasil em Roma, Embaixador Afonso Álvaro de Siqueira Carbonar, ministros e conselheiros do corpo diplomático e demais adidos militares e civis na Itália.

Durante a cerimônia, foram realizados os atos de concessão da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Medalha Mérito Santos Dumont, da Medalha Bartolomeu de Gusmão e do Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades brasileiras e italianas.

O Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália, Coronel Aviador André Luiz Alves Ferreira, discursou e agradeceu, em nome do Comandante de Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a presença de todos e ressaltou as qualidades daqueles que recebiam as condecorações, dentre eles o Embaixador Helio Ramos, que ingressou na Ordem do Mérito Aeronáutico.

Fotos: Ala 4/Soldado Reginaldo; Ala 9/Soldado Ferreira; Ala 5/ Soldado Azuaga; Ala 7/ Sargento Neves; II COMAR/ Cabo Alexandrino, Soldado Pedro Henrique, Soldado Melo Filho/CINDACTA III;  Adidância da Itália; Ala 3/Soldado Ferrão e Soldado Mattos.

Textos: Ala 3, Ala 4, Ala 5, Ala 7, Ala 9, II COMAR, BASV, Adi/Itália.