FORMATURA

Solenidades marcam promoção de Oficiais e Graduados temporários das Organizações da FAB

Novos militares realizaram estágios onde receberam instruções sobre vida militar, legislação e rotinas administrativas
Publicada em: 13/08/2020 11:00
Imprimir
Fonte: EEAR, CPOR, CIAAR, ES-BQ, HFAB, BASP, GUARNAE-CO
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Aspirantes a Oficial e Terceiros Sargentos de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) prestaram o compromisso à Bandeira Nacional em celebrações que marcaram a conclusão dos Estágios de Adaptação e Serviço (EAS), de Adaptação Técnico (EAT) e de Adaptação de Praças (EAP) dos militares temporários do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon) e do Quadro de Sargentos Convocados (QSCon), do ano de 2020. Durante o período dos estágios, os alunos receberam instruções sobre vida militar, legislação e rotinas administrativas.

Em virtude das medidas protetivas atinentes à emergência de saúde pública decorrente da COVID-19, as cerimônias não contaram com a presença de familiares dos concludentes e foram observadas todas as medidas de segurança, como distanciamento e uso de máscaras de proteção. Confira como foram as cerimônias:

EEAR

No dia 7 de agosto, 25 Aspirantes a Oficial e seis Terceiros Sargentos prestaram o compromisso à Bandeira Nacional em cerimônia realizada na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). A solenidade foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, que destacou a grande expectativa da FAB em contar com os novos militares para colocar em prática as notáveis habilidades. “Mantenham sempre o espírito aguerrido, sejam firmes, autodeterminados como agora, para que a Força Aérea Brasileira conte sempre com homens e mulheres preparados e cheios de vontade para bem servir ao próximo", enfatizou.

CPORAER-SJ

Apresentação do Grupamento de FormandosNo dia 6 de agosto, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a conclusão do EAS. Após a entrega de prêmio ao Aspirante a Oficial Daniel Ferraz de Oliveira Barros, por ter se destacado primeiro colocado, e a Aspirante a Oficial Thais David Moralles, eleita pelos instrutores pela sua irrepreensível conduta militar durante o curso, os novos Aspirantes prestaram compromisso a Bandeira Nacional. Tal ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e acompanhado pelo Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ), Tenente-Coronel Infantaria Antônio Fernandes Filho.

CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) também realizou, no dia 6 de agosto, a Cerimônia Militar de Encerramento do EAS, EAT e EAP de 2020. O grupamento é composto por 19 formandos das Turmas “Quiron”, “Millennium” e “Falcão”. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, e contou com a presença de autoridades militares da Instituição.

O Comandante do CIAAR, Brigadeiro Max, parabenizou os formandos. “Todas as ferramentas foram apresentadas aos senhores, para que tenham carreiras coroadas de glórias na Força Aérea Brasileira. Os valores e os conhecimentos adquiridos doravante irão nortear suas vidas na FAB. O desempenho individual de cada um agora fará parte de um todo, e não tenho dúvidas de que o Esquadrão de Saúde irá muito bem seguir desempenhando sua função na Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, e, porque não dizer, perante a Força Aérea como um todo", disse.

ES-BQ

Também no dia 6 de foi realizada a solenidade militar de conclusão do EAS de sete médicos Aspirantes a Oficial, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, e contou com a presença dos comandantes das Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

O primeiro colocado do estágio, o Aspirante a Oficial Lucas Antônio Rigueira externou sua alegria pela conclusão e destacou que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida. Segundo ele, o caminho percorrido desde o início do curso de medicina até a conclusão do estágio foi marcado por grandes desafios. “Durante o EAS aprendemos a lidar com nossas emoções, superar nossos limites, agir com espírito de corpo em prol de objetivos comuns e nos tornamos pessoas mais fortes. Espero que na continuidade da vida militar possamos oferecer nosso melhor para desenvolvimento da Pátria”, afirmou.

O Comandante da EPCAR lembrou os desafios superados. “Tiveram que provar que eram capazes de se submeterem e superarem sacrifícios exigidos pela profissão militar. Parabéns aos integrantes da turma Tupã”, enfatizou.

BASP

A Base Aérea de São Paulo (BASP) realizou a formatura de especialidades de diversas áreas, com predominância de profissionais da saúde, que foram selecionados em caráter excepcional para reforçar as fileiras da FAB no combate à pandemia. Na ocasião, os 56 novos Oficiais e Sargentos prestaram o juramento de compromisso à Bandeira Nacional após dois meses de curso, onde adquiriram conhecimentos sobre legislação militar, ordem unida, atividade de campanha, armamento, munição e instruções de tiro. A Aspirante Médica Caroline Tamaro, primeira colocada da turma, expressou a emoção de concluir o EAS. “Ingressar na Força Aérea é a concretização de mais um sonho em minha vida”, afirmou.

HFAB

O Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) recebeu dia 10 de agosto, a nova turma de oficiais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que prestarão serviço no HFAB e no Hospital das Forças Armadas (HFA). Na ocasião, o Diretor do HFAB, Coronel Médico Laerte Lobato de Moraes recebeu os novos militares e entregou o Distintivo da Organização Militar. Durante as boas-vindas, o Diretor do HFAB apresentou algumas considerações sobre o momento atual de pandemia da COVID-19. “A nova equipe de profissionais de saúde poderá contribuir em boa hora, além de se prepararem para o retorno e a ampliação dos atendimentos após a conclusão das obras no Centro Cirúrgico e no Centro de Material e Esterilização”, disse.

GUARNAE-CO

A Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) também realizou, no dia 7 de agosto, o Ato Solene de Compromisso a Bandeira Nacional em decorrência da conclusão do EAS, EAT e EAP. São 28 militares da área saúde, que atuarão nas áreas de fisioterapia e enfermagem.  O ato solene foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Ala 3, Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani, acompanhado de demais autoridades da GUARNAE-CO.

Fotos: EEAR, CPOR, CIAAR, ES-BQ, HFAB, BASP, GUARNAE-CO