INTERCÂMBIO

Intercâmbio entre a FAB e os Estados Unidos trata de estratégias de uso do espaço

O evento tem por objetivo desenvolver possibilidades de cooperação técnica e operacional na área espacial
Publicada em: 13/08/2020 16:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Nos dias 4, 6, 11 e 13 de agosto, foi realizado o US Brazil Space Working Group, intercâmbio entre a Força Aérea Brasileira (FAB), as Forças Espacial e Aérea dos Estados Unidos, e o Comando Sul Norte-Americano. Participam, também, integrantes do Ministério da Defesa (MD) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O evento, que foi transmitido por meio de videoconferência, teve por objetivo desenvolver possibilidades de cooperação técnica e operacional na área espacial.

Foram abordados diversos temas, como: estratégia espacial brasileira e atualizações (operações, investimentos e doutrina), esforços para o desenvolvimento dos satélites brasileiros, manifestações e oportunidades de lançamentos espaciais, possibilidades de parcerias com os EUA, desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), entre outros assuntos.

O Vice-Chefe do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, destacou a relevância do evento. “A área espacial se reveste de grande importância nos dias atuais. A participação dos Estados Unidos nesse evento é fundamental para que possamos ter ainda mais interações em assuntos dessa área”, disse.

O Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, também participou do encontro. “Externaremos o nosso ponto de vista do uso do espaço e eles apresentarão as suas perspectivas. Trataremos, ainda, de alternativas de cooperação e discussões sobre propostas e ideias para facilitar os trabalhos futuros”, relatou.

O Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, comentou sobre a importância do intercâmbio. “Essa é uma oportunidade de verificar algumas possibilidades de parceria na área espacial”, afirmou.

O US Brazil Space Working Group é o primeiro evento oficial internacional da Força Espacial dos Estados Unidos, após a sua criação em 2019.

Fotos: Sargento Bianca Viol; Soldado A. Soares / CECOMSAER