SOLENIDADE

Ala 5 celebra o Dia da Aviação de Busca e Salvamento

Homenagem foi realizada em Campo Grande (MS), nesta sexta-feira (26)
Publicada em: 26/06/2020 19:10
Imprimir
Fonte: Ala 5, por Tenente Barbieri
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Foi realizada nesta sexta-feira (26/06), na Ala 5, em Campo Grande (MS), uma cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento. Nesse local, estão sediados o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que, entre outras atribuições, se dedicam à missão de buscar e salvar.

A solenidade foi presidida pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Comandante da Ala 5, Brigadeiro Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, do Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, do Comandante do PARA-SAR, Tenente-Coronel de Infantaria Igor Costa Cabral, e demais autoridades.

Na ocasião, foi cantado o Hino SAR (do inglês, Search And Rescue) e exibido um vídeo comemorativo relativo à data. Um trecho da Ordem do Dia, de autoria do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, lido durante a cerimônia pelo Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Machado explicita: “ainda que hoje se travem batalhas em céu claro e ventos calmos, os militares da Busca e Salvamento jamais esquecem a possibilidade de um dia voar além das linhas inimigas, para buscar um combatente ou um piloto abatido. Uma inexorável certeza é que as tripulações estarão prontas, cumprindo seu juramento, sacrificando, se necessário, suas próprias vidas”, destacou o texto.

Fotos: Tenente Barbieri e Soldado Centurião/Ala 5