MODERNIZAçãO

CISCEA moderniza o Sistema Integrado de Torre de Controle em Belém (PA)

As Torres de Controle prestam serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos
Publicada em: 29/06/2020 11:50
Imprimir
Fonte: CISCEA, por Tenente Camille
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) completou, no dia 19 de junho, a modernização de mais um Sistema Integrado de TWR (Torre de Controle), dessa vez em Belém (PA). As Torres de Controle têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos. O trabalho foi realizado respeitando todas as medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19.

O serviço de tráfego aéreo vem passando por uma evolução tecnológica constante para atender ao aumento da demanda de passageiros, bem como a segurança de voo. Neste contexto, esta modernização visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da Torre, onde propiciará melhora significativa no ambiente do órgão, diminuindo a carga de trabalho dos controladores de voo.

"A modernização do Sistema Integrado de TWR, com o emprego de novas tecnologias, permitirá a implementação de novas funcionalidades e melhorias, proporcionando, desta forma, um aumento de performance do sistema e da segurança na operação das TWR”, explicou o Gerente do Projeto, Renato Di Iulio.

O Sistema integra os auxílios rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando tais informações nos monitores dos Controladores, que passaram por treinamento operacional.

O Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior falou sobre os desafios de implantação num período de pandemia. “Apesar das dificuldades, conseguimos vencer mais esse desafio”, contou.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, essa implantação propiciará uma maior eficiência na prestação dos serviços de tráfego aéreo pela torre de controle da localidade, contribuindo para a segurança da navegação aérea. "Trata-se de um importante projeto técnico em prol do desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)", concluiu.

 Fotos: Divisão Técnica da CISCEA