OPERACIONAL

Ala 2 inicia formação teórica da segunda turma de pilotos e mantenedores de aeronave

São 24 novos especialistas distribuídos em 4 especialidades: airframe, sistema de motores, sistema de aviônicos e sistema elétrico, que terão instrução na Ala 2
Publicada em: 06/06/2020 09:00
Imprimir
Fonte: 1º GTT, por Major Aviador Flavio Diniz Perei
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

No dia 1º de junho, iniciou o Curso Teórico de Formação de pilotos da aeronave KC-390 Millennium nas dependências da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O curso tinha previsão de execução no novo centro de treinamento da Embraer, em São José dos Campos (SP), no entanto, devido à epidemia da COVID-19, o Comando de Preparo (COMPREP), em coordenação com o Comando da Aeronáutica (COMAER) e Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), deliberaram sobre a realização da instrução na cidade de Anápolis, na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis.

A decisão embasou-se nos rígidos protocolos de segurança que vêm sendo adotados na Organização Militar e sua expertise na prevenção do novo Coronavírus, de forma a garantir a proteção de instrutores e alunos durante a realização da atividade. O curso terá a duração de 16 dias, sendo composto de aulas teóricas sobre os sistemas da aeronave, seus componentes e operação. A turma é composta por 12 pilotos, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e um piloto ouvinte do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Durante a solenidade de abertura do curso, o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, destacou a importância do curso. "O curso permitirá aos novos pilotos do  (1ºGTT), Esquadrão Zeus, obterem as ferramentas para explorar as novas capacidades do vetor aéreo, posto a gama de modernos sensores existentes e que ampliarão as potencialidades da aviação de transporte", explica.

Formação de Mantenedores

O dia também foi marcado por uma série de atividades de formação de mantenedores na Ala 2, relativas ao projeto KC-390. Contratualmente, a Embraer, empresa fabricante do novo vetor multimissão da FAB, tem a responsabilidade de ministrar instruções teóricas e práticas para os militares especialistas da Ala 2, capacitando-os a realizar atividades de 1º e 2º níveis de manutenção em inspeções programadas e não programadas da aeronave KC-390 Millennium.

A primeira turma de mantenedores já está em plena atividade no Grupo de Logística da Ala 2 e, ainda este ano, os novos mantenedores iniciaram sua formação.

Ao todo, são 24 novos especialistas distribuídos em 4 especialidades: airframe, sistema de motores, sistema de aviônicos e sistema elétrico, que terão instrução nas dependências da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis e Ala 2.

Houve, também, atividades de encerramento dos cursos teóricos de formação de mantenedores das especialidades de airframe, sistema de motores e sistema de aviônicos, além do início do curso teórico de sistema elétrico.

Após esta fase, os alunos passarão pela etapa prática do curso, todos realizados na Ala 2, ministrados por instrutores da Embraer e sob rígidos protocolos de segurança e prevenção contra a contaminação e proliferação da COVID-19.

Fotos: Suboficial Coimbra