COVID-19

Experiência do HCA no atendimento dos pacientes com COVID-19 é tema de palestra

Objetivo é oferecer melhor assistência ao usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica durante a pandemia
Publicada em: 21/05/2020 15:47
Imprimir
Fonte: HCA, por Tenente Tatiele
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Capitão Infectologista Luiggi Miguez Dantas, abordou, no dia 19 de maio, o tema “Experiência do HCA no atendimento dos pacientes com COVID-19”. A palestra contou com a presença da Diretora do HCA, a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, do Tenente-Coronel Eduardo Wanderley Estanislau da Costa, do Chefe da clínica Cabeça e Pescoço e do corpo clínico diretamente envolvido na coordenação das atividades de enfrentamento ao COVID-19.

O Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, e o Subdiretor de Perícias Médicas e Técnico da Diretoria de Saúde, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, foram os coordenadores da sessão.

A palestra foi transmitida por videoconferência e reuniu as OSAs do Sistema de Saúde da Aeronáutica, que trocaram experiências relacionadas ao manejo clínico dos pacientes com COVID-19. O Capitão Dantas apresentou as características clínico-epidemiológicas da doença, assim como falou sobre as estratégias adotadas pela Direção do HCA para triagem, criação de emergência específica para pacientes com sintomas respiratórios e, por fim, comentou a respeito dos protocolos clínicos utilizados para pacientes com COVID-19.

“O Hospital se preparou para o enfrentamento do novo Coronavírus. Houve adequação da estrutura hospitalar e redimensionamento do efetivo, nosso principal objetivo é oferecer melhor assistência ao usuário do Sistema de Saúde da Aeronáutica durante a pandemia”, disse o Capitão Dantas.

Fotos: Soldado Caetano