OPERAÇÃO COVID-19

Comandante da Aeronáutica apresenta à FIESP ações da FAB no combate à COVID-19

As atividades realizadas foram explanadas por meio de videoconferência
Publicada em: 04/05/2020 22:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, na tarde desta segunda-feira (04/05), de uma videoconferência organizada pelo Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE). O objetivo foi apresentar as principais ações da Força Aérea Brasileira (FAB) no enfrentamento ao novo Coronavírus, na Operação COVID-19.

O evento on-line foi coordenado pelo Diretor Titular do DESEG e Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, e contou com a participação do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; do Diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD), representando a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular Adjunto do DESEG, Dagmar Oswaldo Cupaiolo; de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; de representantes do Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (COMDEFESA) e das empresas associadas; dos profissionais da base industrial de defesa e de autoridades militares e de segurança pública.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, abordou as atividades desempenhadas pela FAB na Operação COVID-19.  “No enfrentamento à pandemia, a Força Aérea não cessa suas atividades. Por meio de ações distintas, tanto para o efetivo quanto para a sociedade, estamos transmitindo apenas uma mensagem: podem contar sempre, e em qualquer situação, com nossos homens e mulheres, que estarão sempre prontos para atender o povo brasileiro”, disse.

Ao explanar sobre as ações desenvolvidas, o Comandante destacou o emprego de aeronaves no Apoio Aéreo Logístico, transportando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos e respiradores para diversos Estados; o apoio ao homem, com iniciativas voltadas ao atendimento interno, como a criação de um canal de escuta, acolhimento e suporte psicológico aos profissionais da área de saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à COVID-19; e o apoio direto à sociedade, como doação de alimentos, cestas básicas, implantação de Hospital de Campanha (HCAMP) em Santos e doação de sangue, entre outras.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas (COC) para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

Fotos: Wilhan Campos/CECOMSAER e FIESP.