OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta vacinas H1N1 de Brasília (DF) para Anápolis (GO)

O intuito é imunizar a tropa que está apoiando o Comando Conjunto Planalto
Publicada em: 27/04/2020 15:44
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (27/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-98 Caravan, pertencente ao Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, transportou 500 vacinas contra o vírus H1N1, de Brasília (DF) para Anápolis (GO). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2709 decolou da Ala 1 – Base Aérea Brasília, às 10h15 (horário de Brasília), e pousou na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, às 11h15. As vacinas serão distribuídas da seguinte forma: 450 doses serão utilizadas pelo Comando de Operações Especiais de Goiânia e 50 pelo Esquadrão de Segurança e Defesa de Anápolis. O intuito é imunizar, contra o vírus influenza, a tropa que está dando apoio ao Comando Conjunto Planalto.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador João Paulo Rodrigues Medeiros, falou sobre sua participação. “É uma satisfação poder participar de uma missão voltada para o nosso bem maior: a saúde”, destacou.

Para o Sargento Luiz Felipe Moura Lima, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial. “É uma grande satisfação para mim, como integrante da Força Aérea, fazer parte dessa missão em apoio aos cidadãos brasileiros nesse momento. E nada traz mais prazer em nossas missões do que contribuir com a nossa sociedade”, pontuou.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Capitão Oliveira Lima/Agência Força Aérea.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.