PASSAGEM DE COMANDO

Cerimônia marca transmissão do cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais

Na solenidade, realizada em Brasília (DF), o Tenente-Brigadeiro Araujo passou o cargo ao Tenente-Brigadeiro Domingues e foi homenageado ao se despedir do serviço ativo
Publicada em: 08/04/2020 19:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (08/04), em Brasília (DF), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais, do Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhado  do  Comandante  da  Aeronáutica,  Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram, ainda, da solenidade, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Preparo Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o futuro Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica. 

O Ministro da Defesa falou da importância do COMAE no emprego do poder aeroespacial para a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. “O COMAE demonstra sua importância em Operações como a Verde Brasil e Amazônia Azul. Mais uma vez, está sendo fundamental durante a Operação Covid-19”, frisou.

O Comandante da Aeronáutica destacou a gestão do Tenente-Brigadeiro Araujo, relembrando fatos importantes para a FAB. “O Oficial-General atuou de forma exemplar, enérgica e incansável, em busca do sucesso e do melhor emprego dos meios aéreo adjudicados ao COMAE”, disse.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez também comentou sobre as expectativas da condução do novo Comandante de Operações Aeroespaciais. “À semelhança de seu Comando no Departamento de Controle do Espaço Aéreo, esta missão será grande. Sob seu gerenciamento, estarão todos os nossos meios aéreos, incluídos os estudos e o emprego da utilização de aeronaves remotamente pilotadas, satélites de comunicação, assim como toda a estrutura de inteligência afeta a essas áreas de conhecimento”, acrescentou.

Despedida                                                                  
Na ocasião, o Comandante substituído se despediu do serviço ativo. O Oficial-General agradeceu a todos que participaram de sua trajetória na FAB e destacou que comandar o COMAE foi o maior e mais empolgante desafio da carreira. “Saio muito realizado e muito feliz por ter contribuído por mais de 40 anos ao lado de profissionais qualificados. A nossa equipe Força Aérea é de uma capacidade extraordinária, com uma entrega de valores para a sociedade brasileira muito grande”, disse.

O Comandante da Aeronáutica homenageou o Tenente-Brigadeiro Araujo com uma recordação da Força Aérea Brasileira, como símbolo do dever cumprido. O Oficial-General recebeu, ainda, a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar, oferecida pelo Major Aviador Vitor Hugo Tunala, Oficial que o acompanhou como assistente nos últimos anos da carreira.

Desafios
O Tenente-Brigadeiro Domingues salientou a satisfação pessoal e profissional em poder assumir o Comando de Operações Aeroespaciais. “Pretendemos colaborar com as experiências que agregamos ao longo da carreira e, certamente, contando com um efetivo muito qualificado”, declarou.

O novo Comandante do COMAE é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 15 de dezembro de 1979 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2017. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda: Gestão Orçamentária e Financeira; Gerenciamento de Contratos de Terceirização e Prestação de Serviços; e MBA em Gestão Estratégica.

Dentre as principais funções exercidas estão: Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai; Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional; Comandante da Ala 3; e Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O novo Comandante do COMAE possui mais de 4.100 horas de voo em 11 tipos diferentes de aeronaves. Já recebeu 23 condecorações nacionais e uma internacional.

Assista ao vídeo da cerimônia.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Santiago / CECOMSAER