MEDIDAS

HCA divulga ações de combate à COVID-19

Hospital Central da Aeronáutica divulga medidas para o atendimento adequado dos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica
Publicada em: 23/03/2020 22:05
Imprimir
Fonte: HCA, por Tenente Tatiele
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Major Monteiro

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), estabeleceu, desde o dia 17 de março, um posto de triagem localizado na entrada da Unidade de Pacientes Externos (UPE). A medida tem como objetivo avaliar o estado de saúde de todas as pessoas que entram no hospital, além de detectar os casos suspeitos da COVID-19, facilitando o monitoramento e evitando o contágio dos demais usuários e do efetivo.

Procedimentos

Todas as pessoas que ingressam no hospital passam pela equipe de triagem, a qual realiza pesquisa dos sintomas e identifica o paciente. Diante de qualquer suspeita de contaminação ou manifestação dos sintomas relacionados à COVID-19, os pacientes são encaminhados, imediatamente, para a emergência.

Alterações nos atendimentos

O HCA tomou, ainda, outras medidas contingenciais para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus. As consultas, exames e cirurgias eletivas foram canceladas, desde o dia 17 de março, liberando os recursos para o atendimento emergencial. Enquanto isso, os pacientes graves e críticos, além da clínica de obstetrícia e de psiquiatria, terão continuidade dos seus atendimentos.

Estão sendo realizadas reuniões para discutir ações de prevenção, treinamento, atuação das equipes quanto aos experimentos e possíveis alternativas de combate ao Coronavírus.

Orientações

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, tosse e dificuldade para respirar. O militar sintomático deve ser afastado imediatamente e receber a confirmação de diagnóstico o mais breve possível, a fim de identificar os possíveis contaminados em seu convívio ou retornar às atividades.

Outra ação do Hospital Central da Aeronáutica é o preparo logístico das áreas a serem utilizadas para as crianças e grávidas que contraírem o vírus e necessitarem de internação, visto que o HCA é referência para essas duas categorias de infectados. O HCA vem fazendo, ainda, a obtenção de todos os recursos necessários para o atendimento adequado aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), dentro do preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Campanha Nacional de Vacinação

O HCA iniciou, também, nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, conforme cronograma e antecipação solicitados pelo Ministério da Saúde. A primeira fase contemplará os idosos (acima de 60 anos) e os profissionais da saúde, bem como auxiliá-los na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. Para evitar o contato dos pacientes acima mencionados com os demais pacientes, a vacinação será realizada na Capela do Hospital.

Fotos: Soldado Caetano / HCA