PASSAGEM DE COMANDO

Cerimônia militar marca passagem de Comando do COMGAP

Major-Brigadeiro Sérgio transmite o cargo de Comandante-Geral de Apoio ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior
Publicada em: 05/02/2020 19:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

Nessa segunda-feira (3), foi realizada a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante-Geral de Apoio do Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A solenidade ocorreu em São Paulo (SP) e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também participaram da solenidade o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Deputado Federal Eduardo Nantes Bolsonaro; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica discursou sobre a importância do cargo. “As grandes organizações trazem, intrinsecamente, em seu processo evolutivo, a natural necessidade de sucessão de suas chefias. A de hoje, em particular, materializa um especial momento para a Força: a transmissão de um cargo de grande relevância para a alta administração da Aeronáutica: o de Comandante-Geral de Apoio”, declarou.

Em seu discurso de despedida do serviço ativo, o Major-Brigadeiro Sérgio fez agradecimentos e destacou as qualidades de seu sucessor. “Ao transmitir o último cargo no serviço ativo ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, melhor gestor com quem já tive o privilégio de ombrear, desejo os melhores votos de sucesso à frente do mais importante Comando Logístico de nossa Força”, disse.

Novo Comandante-Geral

Ao assumir o COMGAP, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior falou sobre a expectativa com o cargo. “Tenho mais de 20 anos na área operacional e na logística. Entendo a importância do apoio para que, na ponta da linha, decolem as nossas aeronaves", afirmou.

Currículo - O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior é natural da cidade do Rio de Janeiro, tendo ingressado na FAB em 3 março de 1975. Possui todos os cursos de carreira e, ainda, o de Planejamento Orçamentário e Financeiro; e de Especialização em Política e Estratégia. Assume o COMGAP após passar pela Chefia de Operações Conjuntas do EMCFA do Ministério da Defesa. Possui cerca de 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça, além de 24 condecorações nacionais.

Fotos: Sargento Marcos Poleto / CECOMSAER; Sargento Mayara e Sargento Juliane / COMGAP