HOMENAGEM

Piloto brasileiro morto na Segunda Guerra recebe busto em museu de Aracaju (SE)

Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio morreu no dia 22 de janeiro de 1945 em combate na Itália
Publicada em: 23/01/2020 18:13
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma homenagem na cidade de Aracaju (SE), realizada nessa quarta-feira (22), lembrou os 75 anos da morte de um dos heróis brasileiros que combateram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio. Natural daquele estado, o militar recebeu, por meio de iniciativa de entusiastas da história da aviação, sob a chancela da Associação Sergipana de Imprensa e da Academia Sergipana de Letras, um busto permanente no Museu da Gente Sergipana. O Tenente Aurélio foi abatido em combate no dia 22 de janeiro de 1945, pela antiaérea inimiga, no céu de Rodano, cidade a 15 quilômetros de Milão, na Itália.

Além do busto produzido pelo artista plástico Elias Santos, o grupo também entregou ao museu um diorama, um tipo de maquete que apresenta uma cena de forma tridimensional e realista. Segundo o piloto civil André Cabral, um dos responsáveis pela homenagem, o objeto retrata o momento em que o Tenente Aurélio foi abatido pelas forças inimigas, ao atacar locomotivas a bordo de uma aeronave P-47 Thunderbolt. “O diorama tentou ser o mais fiel possível àquele momento, baseado em documentos históricos”, explica.

A irmã do militar, Consuelo Vieira Sampaio Vasconcelos Nascimento, recebeu, ainda, a placa da La Croce Di Rodano, uma cruz medieval encontrada em 1933, na região da cidade italiana. 

De acordo com André Cabral, a ideia de promover as homenagens surgiu a partir de reportagens publicadas sobre as cerimônias que aconteceram na Itália. “Pouca gente sabe que temos um herói conterrâneo. Desde o ano passado, quando houve alguns eventos na Europa, decidimos também nos mobilizar para homenageá-lo”, conta.

O Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo André Marcelo da Silva, participou da cerimônia e agradeceu a iniciativa do grupo de enaltecer os heróis brasileiros. Estiveram presentes, ainda, representantes de instituições militares e civis de Aracaju, além dos familiares do Tenente Aurélio.

Reconhecimento italiano

No dia 3 de novembro de 2019, a Prefeitura de Rodano, na Itália, realizou cerimônia para relembrar os feitos do Tenente Aurélio. A cerimônia contou com a presença de membros da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate.

Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras. (Leia aqui a reportagem sobre a homenagem na Itália).

Herói brasileiro

Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1º Grupo de Aviação de Caça, foi abatido aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália, compondo o 350th Fighter Group. Entre outras condecorações recebidas após sua morte, o militar foi agraciado com as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Fotos: Arquivo pessoal; Adidância na Itália; ABRA-PC